(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>”Engenho & Arte” na Batalha

>”Engenho & Arte” na Batalha

>A galeria Mouzinho de Albuquerque, na vila da Batalha, está a receber, entre 12 e 21 de Janeiro, a primeira das sete exposições de obras concorrentes ao «Engenho e Arte». Trata-se de um concurso promovido pelo Grupo Lena, com apoio das autarquias e da comunicação social regional, que visa premiar os artistas plásticos que aceitaram o desafio de representar artisticamente as obras de engenharia construídas mais recentemente nos municípios aderentes. De salientar que o Jornal da Golpilheira foi o meio de comunicação escolhido para apoiar a iniciativa na sua edição batalhense.
Segundo a organização, esta primeira edição do concurso pautou-se pelo sucesso, já que foram apresentadas 89 obras a concurso, já apreciadas pelo júri. Esta mostra reúne os cerca de 30 trabalhos dos artistas que passaram à fase final e que compõem, a partir de agora, a mostra itinerante que passará ainda pelos municípios de Torres Novas (Teatro Virgínia, 24 de Janeiro a 5 de Fevereiro), Coimbra (Casa da Cultura, 9 a 17 de Fevereiro), Abrantes (Biblioteca Municipal, 21 de Fevereiro a 2 de Março), Tomar (Biblioteca Municipal, 7 a 17 de Março), Leiria (Estádio Municipal, 21 a 31 de Março) e Ourém (Centro de Negócios, 9 a 20 de Abril). No final deste percurso serão anunciados os respectivos prémios.
Os vencedores verão então os seus trabalhos reconhecidos publicamente, com posterior edição em livro. Isto para além dos prémios monetários de 15 mil euros para o melhor trabalho artístico, e de 2500 euros para menções honrosas aos trabalhos apresentados nas categorias Vias de Comunicação, Ambiente, Construção Civil e Recursos Hídricos. A melhor representação artística apresentada por cada município merecerá ainda um prémio de 2000 euros.
António Barroca Rodrigues, presidente do Conselho Geral do Grupo Lena, explica que esta iniciativa “constitui um desafio de aproximação e sensibilização à comunidade, com o objectivo de a envolver, na apreciação e valorização do trabalho artístico. Por outro lado o Grupo Lena promove, não só as obras construídas em cada município, mas também os próprios artistas plásticos, que ao terem as suas obras expostas em diversos municípios, verão divulgadas as suas formas artísticas”.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.