(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
181 – Museu de Todos

181 – Museu de Todos

Fósseis de Elephas Antiquus (c. 30.000 anos)

António José Teixeira | Geólogo/Arqueólogo


As peças que nos trazem hoje a esta nota estão expostas no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) e representam um dos últimos elefantes a habitar a nossa região, há acerca de 30.000 anos.
Assim, os elefantes estão presentes em Portugal desde o Miocénico (Terciário – 25 milhões de anos), até ao Pleistocénico (Quaternário – 30 mil anos). Existindo, então, dois tipos de estratificação paleo-ambientais em contextos com restos de elefantes do Pleistoceno, a par de vestígios arqueológicos.
Ora, como se disse atrás, os Proboscidae estão representados desde há muito nos primeiros tempos no registro fóssil português. A maior parte destes registos fosseis encontra-se na região de Lisboa. Por outro lado, a permanência de elefantes no nosso país continua em pleno Quaternário – Plioceno / Pleistocénico – e está documentado por um fragmento de presa de uma Mastodonte encontrado na região de Santarém. Durante o Quaternário, o Elephas Antiquus é registrado no Pleistocénico, em que algumas dessas evidências provêm de estratos em contexto arqueológico.
Quanto aos locais onde foram encontrados restos de Elephas Antiquus e os exemplares expostos no MCCB, eles são os seguintes: 1) Mealhada, um sítio localizado na região central de Portugal, a norte de Coimbra; 2) Santo Antão do Tojal (Loures), um sítio muito importante na área de Lisboa, na margem direita do rio Tejo; 3) Foz do Enxarrique (Vila Velha de Rodão), um sítio localizado no Tejo superior perto de Espanha, que contém um único vestígio do Moustierense – 30.000 anos com as datas mais recentes para a presença de Elephas Antiquus; 4) O sitio da gruta da Figueira Brava, localizado perto da cidade de Setúbal, na zona sul da Serra da Arrábida, onde existem também restos de Homo Neanderthalensis, associados com ossos, que têm sido atribuídos a Mammuthus – Elefantes Antigos.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.