(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
FESTAS DA BATALHA 2015 – Mariza

FESTAS DA BATALHA 2015 – Mariza

Festas Batalha 2015 Mariza 3561
Ver Foto-Reportagem

Dispensa quaisquer apresentações, esta fadista que muitos consideram a digna sucessora de Amália e que lhe tem imitado o sucesso pelos quatro cantos do mundo. Dona de uma voz única, uma figura marcante e uma capacidade de cativar a audiência ao primeiro som, como só aos melhores está reservado, Mariza fez o fecho de ouro das festas da Batalha, no dia 16 de Agosto.

Cerca de 12 mil pessoas lotaram por completo o espaço do antigo campo de futebol da vila, segundo números adiantados pela autarquia, e nem alguns pingos de chuva afastaram viv’alma. Puderam, assim, vibrar com um magnífico concerto, ora num absoluto silêncio embalado pela voz límpida da cantora, ora num melodioso coro de refrões repetidos, ora numa onda de saltos e aplausos, ao ritmo das solicitações da artista.

Mariza afirma-se “cantadeira de fados” e, de facto, não é uma fadista tradicional, desde a imagem à forma como trabalha as canções. É o rosto mais mediático de uma “nova geração” que trouxe o fado ao grande público e mostrou todas as potencialidades rítmicas e melódicas dessa expressão da alma musical portuguesa que foi distinguida como património imaterial da humanidade.

Nesta noite, houve de tudo: momentos comoventes, como aquele em que cantou “O tempo não pára” com o seu filho Martim ao colo, momentos divertidos, como quando emendou o “colha a rosa branca, ponha a rosa ao peito” e outras letras mal decoradas pelo público, momentos de dança e aplauso, como o do “É ou não é” ou o da “Feira de Castro”, momentos intensos, como o do “Meu Fado Meu”, e momentos de tocar o coração e as mãos dos presentes, como quando desceu do palco para cantar olhos nos olhos “Ó gente da minha terra”.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.