(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Grande reportagem das Festas da Batalha 2015

Grande reportagem das Festas da Batalha 2015

Clicar na imagem para ver álbum fotográfico do ambiente geral destes dias. Para as foto-reportagens dos principais momentos, clicar na respectiva ligação no texto da notícia.

De entre a vasta programação das festas da Batalha deste ano, que foi da história e do municipalismo ao desporto, são sempre os grandes serões o grande atractivo do cartaz. A edição de 2015 cumpriu as melhores tradições, com grandes massas humanas a encher o recinto do antigo campo de futebol, agora transformado em espaço de festa. Terão sido cerca de 50 mil pessoas a passar pela Batalha nestes dias, segundo números adiantados pela autarquia, promotora do evento.

De referir, também, a Gala Internacional de Folclore da Batalha, promovida pelo rancho Rosas do Lena, que no sábado anterior abriu caminho a esta semana festiva, no largo do Condestável.

Quanto ao concertos, além dos cabeças-de-cartaz (Rouxinol Faduncho dia 13, Expensive Soul dia 14, Marco Paulo dia 15 e Mariza dia 16), houve outros responsáveis pela animação musical, como os grupos de baile convidados para iniciar cada uma das noites – Zé Café e Guida, Célia e Luís, Licínio e Leonel e Banda PT – e os DJ que passaram pela tenda de dança a fechá-las – Joana Perez e Miguel Rendeiro, Pedro Diaz e No Maka, Nuno Fernandez e Pedro Cazanova.

Pelas ruas andou também animação medieval, com representação de quadro bélicos relacionados com a batalha de Aljubarrota, sobretudo em volta do Mosteiro, nos dias 14 a 16. Neste último dia, realizou-se o encontro anual de emigrantes, que “pretende homenagear a diáspora batalhense e promover um contacto estreito com a comunidade emigrante radicada em diversos países”. Com esse propósito se juntaram cerca de três centenas de participantes num almoço oferecido pela autarquia nas tasquinhas do recinto. Orientadas por diversas associações concelhias, estas bancas de comes-e-bebes não tiveram mãos a medir para saciar todos os que ali procuraram um reforço para a folia.

Na zona desportiva anexa, esteve patente uma exposição de actividades económicas e foi montada uma área de recreio com carros-de-choque e outros equipamentos de diversão para miúdos e graúdos.

Por falar em desporto, também este foi promovido, com a VIII Prova de Atletismo “Batalha Jovem” e o Grande Prémio Mestre de Avis, os torneios de futebol entre freguesias – o masculino “São Nuno de Santa Maria” e o feminino “D. Filipa de Lencastre” – um campeonato de xadrez e o torneio de ténis.

O momento mais solene foi o das comemorações do Dia do Município, 14 de Agosto, que contou com a presença do ministro da Defesa e de diversas entidades locais e nacionais e onde foi apresentado o novo livro “O mosteiro de Santa Maria da Vitória no século XVI – As Capelas Imperfeitas e o Renascimento em Portugal”. No mesmo dia, o ministro presidiu à inauguração do centro de interpretação da Primeira Posição da Batalha de Aljubarrota.

Nas ligações inseridas no texto (sublinhados) poderá aceder a mais alguns pormenores sobre cada um dos principais momentos descritos, com notícias e foto-reportagens neles incluídas. Poderá ainda ver mais algumas fotos do ambiente geral destes dias… que terminaram com um colossal fogo-de-artifício pela Pirotecnia Batalhense.

E, claro, conte com um caderno organizado na edição em papel, que sairá na última semana deste mês de Agosto.

Luís Miguel Ferraz

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.