(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Editorial – Veja e Vote!

Editorial – Veja e Vote!

Veja e vote!

A participação livre dos cidadãos na gestão da vida comum é a grande conquista que os regimes democráticos gostam de apregoar. Mas o facto é que nos vemos confrontados, frequentemente, com barreiras legais, jurídicas ou mesmo psicológicas a esse exercício. Fruto disso, muitos preferem ignorar essa gestão pública – chamada política – e desistem de participar, remetendo-se ao conformismo das limitações impostas ou enveredando pela mera crítica a quem assume as rédeas do poder. Basta ver os níveis de abstenção em eleições e referendos para o constatar.

Também é um facto que não são muitos os instrumentos para que o cidadão comum possa aceder ao nível das decisões políticas. Por norma, além do voto, resta-nos esperar que os eleitos satisfaçam as promessas feitas e trabalhem eficazmente para que a sociedade funcione da melhor forma possível.

Vem isto a propósito do Orçamento Participativo que várias autarquias e outras entidades públicas têm proposto, como é o caso da Câmara da Batalha (ver pág. 5). Dá-se ao cidadão a possibilidade de apresentar projectos e, depois, o poder de escolher aquele que deverá ser posto em prática. É bom que saibamos aproveitar essa oportunidade e participemos activamente na decisão. Este ano, com a vantagem de podermos votar numa proposta que poderá beneficiar em muito o património da nossa freguesia. Veja e vote!

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.