(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Golpilheira trouxe dois prémios do Carnaval da Batalha

Golpilheira trouxe dois prémios do Carnaval da Batalha

O fim-de-semana de Carnaval foi animado, com diversas iniciativas promovidas pelo Município da Batalha. E a Golpilheira fez-se representar em peso.

Logo na sexta-feira, dia 24 de Fevereiro, cerca de 800 crianças andaram pela vila, incluindo as da escola do 1.º CEB e Jardim-de-Infância da Golpilheira. Estas andaram a passear as suas fantasias carnavalescas, depois, também pelas ruas da nossa freguesia. Na tarde deste dia, os mais velhos, sobretudo os  utentes das instituições de solidariedade social do Concelho, participaram num baile de máscaras a eles especialmente dedicado, na zona desportiva da Batalha.

O dia “maior”, no entanto, foi o domingo, com o tradicional corso a percorrer as ruas da Vila Heróica, apinhadas com vários milhares de pessoas. Para seu contentamento, este terá sido um dos anos de maior participação de carros alegóricos e grupos de pessoas, a rondar um milhar de foliões, pertencentes às associações e escolas concelhias.

Da Golpilheira, foram três grupos: o Centro Recreativo levou um carro em forma de queijo, um gato irrequieto e cerca de 40 divertidos ratos sempre a cair na ratoeira; a Comissão da Igreja da Golpilheira levou um carro com atrelado e cerca de 30 figurantes a representarem todos os cenários de uma típica festa da aldeia, desde a banda, quermesse, café da avó, jogos tradicionais, corrida de cântaros, até à procissão e aos  comes-e-bebes; a Comissão da Igreja de São Bento levou uma panela motorizada e cerca de meia centena de cozinheiros a bater testos, numa ruidosa coreografia do fado “Dia de Folga”.

Embora o maior prémio seja o convívio e a participação, é sempre bom ser reconhecido entre os melhores e foi o que aconteceu: o CRG ganhou o 2.º lugar na categoria de “grupos” (em que venceram as Alcanadas) e a Comissão da Igreja da Golpilheira trouxe o 3.º lugar em “carros alegóricos” (em que venceu a Rebolaria).

Finalmente, na noite de segunda-feira, houve baile na tenda, organizado pelo Centro Cultural e Desportivo da Quinta do Sobrado e Palmeiros, com os DJ Nuno Fernandez e Fernando Alvim.

Ver: Foto-reportagem

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.