(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Grande adesão de Escuteiros no Dia de BP

Grande adesão de Escuteiros no Dia de BP

Mais de 2.000 escuteiros da região no Dia de BP

Batalha esteve na festa “4 em 1”

Sob o tema “Em Festa com BP” e com o lema “a festa das festas”, o passado domingo 19 de Fevereiro foi especialmente cheio de motivos de alegria para mais de 2.100 membros do Corpo Nacional de Escutas da Região de Leiria, a que se juntaram cerca de 600 pais e outros familiares e amigos. O Agrupamento 194 Batalha esteve presente em peso e também alguns familiares participaram nas actividades durante todo o dia.

O primeiro motivo de festa era o aniversário de Robert Baden-Powell, fundador do escutismo que nasceu a 22 de Fevereiro de 1857 e que dá o mote a este Dia de BP celebrado anualmente por todo o mundo em redor desta data.

Na Diocese de Leiria-Fátima, em ano de Centenário das Aparições de Fátima, também esta efeméride não poderia ficar esquecida, pelo que Nossa Senhora esteve bem presente no imaginário e nas actividades do dia.

Pela proximidade do 23.º Acampamento Nacional, a motivação e preparação para esse grande evento foi o terceiro motivo da festa, na perspectiva da participação de cerca de 1.500 escuteiros da região de Leiria. Ao todo, esperam-se mais de 20.000 participantes neste evento com lema “Abraçar o Mundo”, a decorrer no Campo Nacional de Actividades Escutistas de Idanha-a-Nova, de 30 de Julho a 6 de Agosto.

Por fim, foram festejados os aniversários dos Agrupamentos presentes, em especial as Bodas de Prata do 1078 Caxarias, motivo pelo qual foi escolhida esta paróquia para a iniciativa, tal como já tinha sido há 25 anos, no ano da sua fundação.

 

Coração cheio de paz

O dia começou bem cedo, com os primeiros escuteiros a chegar pelas 08h30, e a primeira actividade, uma hora depois, foi a Festa da Eucaristia, presidida por D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima. Foi talvez o momento de maior participação, com o pavilhão desportivo da escola local abarrotar, incluindo com representantes de autarquias e outras entidades locais.

O Bispo aproveitou para saudar todos os presentes, deixando-se contagiar pela alegria, dinamismo e juventude que inundava o espaço. Referindo vários valores que identificam este movimento e todos os cristãos em geral, foi sobretudo a paz o que mais frisou. A propósito das leituras deste domingo, com a mensagem de amor ao próximo e aos inimigos, D. António Marto lembrou que são ainda muitos os cenários de ódio e violência que marcam a actualidade, não apenas a nível global, mas na vida concreta do dia a dia das pessoas, em ambientes que deveriam ser de amor e de harmonia, como o namoro e o casamento, a festa e o desporto, o trabalho e a escola. Concretamente neste último, sendo a assembleia maioritariamente de crianças, adolescente e jovens, o Bispo apelou à denúncia e recusa dos fenómenos de violência em ambiente escolar, usualmente denominados por “bullying”. Uma tarefa que se cumpre pela “pacificação do coração” e pelo “combate do mal com o bem”, de um modo “activo e criativo” perante as situações concretas com que cada cristão se depara.

 

Um dia cheio de vida

Após a Eucaristia, a festa continuou, com actividades em vários postos espalhados pela vila, até cerca das 16h00. Cerca de duas centenas de familiares e algumas pessoas da localidade aceitaram o convite a juntar-se nessas dinâmicas, podendo comprovar o espírito e o dinamismo que anima os jovens deste movimento católico.

“Superou todas as nossas expectativas”, comentava o Panda Astuto. Trata-se de Pedro Ascenso, chefe regional do CNE de Leiria, visivelmente satisfeito com o modo como decorreu este “dia cheio de vida”, não apenas pela numerosa participação, “a quase totalidade dos 2.400 escuteiros da Diocese”, mas também pela “alegria, interesse e adesão fantástica de todos os participantes às actividades propostas”. E “até o bom tempo ajudou, com um sol magnífico a pontuar o dia”.

Cerca de duas dezenas de escuteiros com quem íamos falando ratificavam essa opinião. “Fixe”, “altamente”, “divertido”, “interessante” e, claro, “festa”, foram algumas das palavras usadas para classificar o dia, em que é muito apreciado também o convívio com colegas de outras paróquias e o reencontro de amigos feitos em actividades passadas.

Como há sempre alguma coisa que não corre tão bem, ouvimos aqui e ali alguns comentarem que as actividades eram mais dirigidas a Lobitos e Exploradores e teria sido melhor haver propostas diferentes para Pioneiros e Caminheiros. Isto é, além das dinâmicas mais “infantis”, diferenciar as actividades para os mais velhos. Fica a sugestão, porque para o ano haverá outro Dia de BP…

 

Bolo para um exército

Como em qualquer festa, sobretudo com tantos aniversários, era indispensável um bolo. Assim, ao final da tarde, todos se reuniram em redor da mesa… e lá estava ele: um salame gigante, como tudo nesta festa, enchia um ringue exterior, medindo “apenas” 108,70 metros, medida que será enviada para a organização do Livro do Guiness. Deu e sobrou para os quase 3.000 presentes, pois já estavam a chegar mais pais com os necessários meios de transporte para o regresso dos filhos.

Após o canto de parabéns e a merenda, o pavilhão voltou a encher-se para a sessão de encerramento. Houve apresentação em filme da história do Agrupamento aniversariante de Caxarias e a distinção de algumas das pessoas que ajudaram a construir essa história. Houve discursos de chefes nacionais e regionais, onde a palavra de ordem foi “sair com vontade de mudar o mundo”, como se de um “exército do bem” se tratasse.

Dissemos que Nossa Senhora esteve presente no imaginário. E foi virados para a sua imagem, em destaque no palco, que todos terminaram este dia, em oração. Sem ser preciso mandar calar ninguém, foi o único momento da sessão em que não se ouviu um único barulho, uma única conversa paralela, um único som dissonante das palavras da Ave Maria. A prova de que o silêncio também pode fazer parte da festa.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.