(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Retiro na Quaresma de 2017

Retiro na Quaresma de 2017

Retiro Popular na Quaresma de 2017

“Eu nunca te deixarei”

Já está disponível o guião para o retiro popular que o Bispo D. António Marto propõe aos diocesanos de Leiria-Fátima para esta Quaresma de 2017. O tema geral é “Eu nunca te deixarei – Catequeses orantes sobre o acontecimento de Fátima”.

“Neste tempo propício da Quaresma, somos convidados a uma atitude de conversão do coração. Neste contexto, é-nos particularmente cara a mensagem oferecida à humanidade em Fátima. Apresentando o olhar de esperança e de misericórdia com que Deus nos olha, somos encorajados a não nos deixarmos vencer pela indiferença que banaliza o mal, mas a deixar que o nosso coração se identifique com Cristo e a assumir a sua atitude de compromisso diante da vida.” É assim que D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, apresenta esta proposta de retiro popular aos seus diocesanos para esta Quaresma de 2017.

Lembrando que um dos principais aspectos da Mensagem de Fátima é “oferecer à vida da Igreja e do mundo este horizonte de esperança que é a certeza da presença de Deus”, o Bispo defende que é “fundamental que os cristãos e as nossas comunidades dediquem tempo a acolher e saborear esta presença de Deus que, pela oração e pelo compromisso comunitário, nos conduzirá ao acolhimento dos irmãos e ao compromisso com a justiça e a paz”.

 

Percurso temático

O guião apresenta seis temas, percorrendo os três ciclos das aparições, começando pelas do Anjo, em 1916, e centrando-se nas de Nossa Senhora, na Cova da Iria, em 1917, e em Tuy e Pontevedra, à Irmã Lúcia, entre 1925 e 1929. Aprofunda, igualmente, a vida e espiritualidade dos três videntes, Jacinta, Francisco e Lúcia.

Na introdução faz-se um resumo desse percurso: «Somos primeiro levados a reconhecer a atitude fundamental a que nos convida o Anjo, nas suas aparições aos três Pastorinhos: “adoração e compromisso” (1). Focamos, depois, o olhar na certeza que nos dá a Senhora do Rosário, de que o seu coração sem mancha é “refúgio e caminho até Deus” (2). O tema seguinte contempla a “graça e misericórdia” (3) de Deus, a partir de uma leitura do último ciclo de aparições. Voltamos depois o olhar para o traço espiritual característico da beata Jacinta Marto, a “compaixão” (4) com que se comprometia com os irmãos. O penúltimo tema leva-nos a assumir o estilo crente do beato Francisco Marto, que fazia da “contemplação” (5) o alimento da sua intimidade com Deus. Por fim, contemplamos os traços espirituais de Lúcia: “fidelidade e missão” (6), certa de que a promessa de Deus é caminho de felicidade para todos.»

O caderno inclui ainda diversas sugestões de cânticos e orações, terminando com o “Ato de Entrega”, oração composta pelo Papa Francisco a Nossa Senhora de Fátima.

 

Proposta para todos

Recordamos que o retiro popular é proposto a todos os fiéis cristãos, de qualquer idade, às famílias e ao povo de Deus em larga escala, mesmo aos que pouco frequentam as igrejas, bem como “às pessoas que manifestam sede de espiritualidade e desejam encontrar na Palavra de Deus ajuda para iluminar e orientar a própria vida com sentido”. Poderá fazer-se em família ou grupos de famílias, em grupos já existentes (coro, catequistas, ministros da comunhão) ou constituídos com base em alguma afinidade (pais de crianças da catequese, pessoas convidadas, colegas de trabalho, membros da mesma comunidade).

Cada encontro, de cerca de uma hora, inclui momentos de oração, de leitura e compreensão da Palavra de Deus, de meditação pessoal e partilhada, de canto e de compromisso na mudança de vida. Pode realizar-se numa igreja ou sala comunitária, mas também em casas particulares, cuidando-se da preparação de um ambiente acolhedor e propício ao recolhimento. No final, pode haver um momento de confraternização.

O importante é que sejam verdadeiros espaços de “escuta de Deus, de meditação e de experiência da fé”, mais do que “lições ou reflexões teóricas”, para que ajudem cada participante a “alimentar e revigorar a fé, ajudar a viver melhor a relação pessoal com Deus e conduzir à experiência da beleza da fé, à comunhão fraterna, ao compromisso maduro da vida cristã, na Igreja e no mundo, e ao testemunho do amor de Deus no quotidiano”.

 

Formato digital e livro

O guião do retiro popular pode ser descarregado no portal da Diocese (www.leiria-fatima.pt), em formato de texto ou em PDF paginado. Foi feita também uma edição de 5.000 exemplares em livro, que será distribuída nas paróquias aos grupos que o procurem junto do pároco.

Quem o desejar, poderá também fazer a sua aquisição na loja da Gráfica de Leiria, numa transversal da Praça Rodrigues Lobo, no centro da cidade de Leiria, bem como na livraria do Santuário de Fátima. Cada exemplar tem o custo de 1 euro. Como tem sido habitual, haverá desconto para quantias iguais ou superiores a 50 exemplares.

LMF

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.