(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
18.º Encontro Nacional de Cantadores e Tocadores de Instrumentos Tradicionais

18.º Encontro Nacional de Cantadores e Tocadores de Instrumentos Tradicionais

Organizado pelo rancho folclórico “Rosas do Lena”, da Rebolaria, decorreu na sua sede, no passado dia 8 de Abril, o 18.º Encontro Nacional de Cantadores e Tocadores de Instrumentos Tradicionais.

Participaram diversos grupos, que passamos a indicar: Nelson, Rafa e José Júlio; Rancho Folclórico “Rosas do Lena”; Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros – Arrimal; Rancho Folclórico “As Tecedeiras” da Bidoeira de Cima; Rancho Folclórico e Etnográfico do Arelho – Óbidos; Rancho Folclórico “Os Moleiros da Ribeira” – Olival; Rancho Folclórico da Casa do Povo de Fátima; Associação Cultural Sons do Lena – Batalha.

Os ranchos folclóricos estiveram representados pelas suas cantatas e tocatas. Cada grupo, à sua maneira, cantou e tocou música tradicional portuguesa, tão ao gosto do nosso povo. É com iniciativas desta natureza que se continua a preservar o que de melhor temos, no que diz respeito à música popular. É desta forma que defendemos a nossa cultura e a nossa identidade. Foi um privilégio ouvi-los e apreciá-los. O que aqui apresentaram comprova que se faz um trabalho sério na recolha dos temas que os nossos antepassados nos deixaram. Foi uma excelente homenagem que estes grupos fizeram, colando o numeroso público às cadeiras, nunca regateando rasgados aplausos.

A cada um deles foi distribuía uma lembrança, para assinalar esta data. No final, não faltou o tradicional e farto lanche, durante o qual se continuou a conviver. Não há dúvida de que foi um excelente serão cultural, de entradas gratuitas. Bem haja aos seus organizadores e a todas as pessoas que trabalharam em prol deste evento, assim como aos componentes dos diversos grupos, que nos brindaram com este belo espectáculo. Ficamos à espera da 19.ª edição deste evento, para o próximo ano.

Manuel Carreira Rito

Ver Foto-reportagem

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.