(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Batalha oferece alojamento e transporte a peregrinos de Fátima

Batalha oferece alojamento e transporte a peregrinos de Fátima

A Câmara Municipal da Batalha anunciou que irá disponibilizar equipamentos municipais como o centro escolar, o pavilhão multiusos, os balneários da zona desportiva, o pavilhão dos Bombeiros, a casa de acolhimento do rancho Rosas do Lena, etc., para proporcionar zonas de apoio, descanso e pernoita dos peregrinos a pé nos próximos dias 12 e 13 de Maio. A ideia é reforçar a oferta e condições para a recepção dos muitos visitantes que se esperam com a celebração do Centenário das Aparições e a visita do Papa Francisco à Cova de Iria.

Sendo um concelho vizinho de Fátima, a Batalha é ponto de passagem dos designados Caminhos de Fátima, a saber, o Caminho do Tejo que parte de Lisboa, o Caminho da Nazaré e o Caminho do Mar que parte do Estoril e Cascais. Nesse sentido, espera-se também um maior volume de turistas à Vila Heróica por estes dias.

Segundo nota da autarquia, “também as unidades hoteleiras da Batalha, no centro da vila e no âmbito da Área de Reabilitação Urbana desenvolvida pela Câmara, registam as obras de ampliação e requalificação, que no seu conjunto representam um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros, contando com cerca de 50% de fundos comunitários.

Paulo Batista Santos, presidente da Câmara Municipal, considera que a visita do papa “é um desafio ao nível da solidariedade e apoio aos peregrinos e uma oportunidade para o turismo local, promovendo a qualidade e oferecendo a todos condições para acompanhar a visita papal, a preços de mercado e distantes dos valores exorbitantes anunciados para a região de Fátima”.

Viagens gratuitas

Indo ainda mais longe, a Câmara da Batalha irá garantir estacionamento gratuito para os visitantes e assegurar transporte gratuito entre a vila da Batalha e a Cova de Iria, em autocarros de turismo, e para as cerimónias previstas para a noite do dia 12 e manhã do dia 13 de maio no Santuário de Fátima.

Haverá também postos de assistência para que vai a pé, nas freguesias do Reguengo do Fetal e São Mamede. “Iremos fazê-lo em estreita colaboração com as demais entidades envolvidas na preparação deste grande evento nacional”, acrescenta Paulo Batista Santos.

A Câmara Municipal da Batalha prevê investir cerca de 9.500 euros nestas medidas orientadas para a assistência aos peregrinos a pé, bem como para a colaboração ao nível da sinalização e limpeza dos Caminhos de Fátima. As facilidades de transporte e de estacionamento, bem como as medidas de divulgação e apoio turístico completam os investimentos aprovados pela edilidade local.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.