(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
São Mamede recebe encontro de antigos militares da Legião Estrangeira

São Mamede recebe encontro de antigos militares da Legião Estrangeira

Cerca de 80 antigos combatentes portugueses que serviram na Legião Estrangeira Francesa reúnem-se na freguesia de São Mamede, concelho da Batalha, no próximo dia 22 de Abril, num evento que contará com a participação do general Jean-Louis Franceshi, antigo comandante da Legião.

O programa compreende a realização de Assembleia Geral da Associação “Portugal Legio”, decorrendo uma cerimónia de homenagem aos mortos junto ao monumento evocativo ao combatente, na Junta de Freguesia de São Mamede, uma visita à Aldeia da Pia do Urso e um almoço de convívio.

A iniciativa visa promover o convívio entre os antigos militares portugueses e respectivas famílias, uma vez que muitos cidadãos portugueses serviram esta força militar francesa. Para os organizadores do encontro, além da componente recreativa, pretende-se também assinalar o 154.º aniversário do combate de Camarón, ocorrido a 30 de Abril de 1863, entre a Legião Estrangeira e o exército mexicano. A ocasião servirá ainda para dar a conhecer aos antigos combatentes os direitos de assistência e de reformas que, por direito, assistem aos portugueses que serviram esta força militar francesa.

Recorde-se que a criação da Legião Estrangeira Francesa, em 1831, pretendeu defender os interesses da França nas antigas colónias localizadas em África, no Oceano Pacífico e na América do Sul.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.