(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Gala de Folclore da Batalha: Um grandioso espectáculo de cultura mundial

Gala de Folclore da Batalha: Um grandioso espectáculo de cultura mundial

Integrada nas Festas da Batalha, a 32.ª edição da Gala Internacional de Folclore da Batalha realizou-se no largo do Condestável, na noite de 5 de Agosto, tendo como cenário a fachada sul do extraordinário e majestoso Mosteiro da Batalha, elevado recentemente a Panteão Nacional, símbolo maior da Independência de Portugal. Esta demonstração do folclore internacional, oriunda de várias partes do mundo, é uma organização do prestigiado rancho folclórico Rosas do Lena, da Rebolaria, numa parceria com o Município da Batalha.

A recepção aos grupos e entidades convidadas decorreu no auditório da Câmara Municipal da Batalha, em sessão presidida por Paulo Baptista, presidente do Município da Batalha. Efectuadas as devidas apresentações, foi entregue uma lembrança a cada um dos grupos participantes, apanágio destes eventos, assim como às entidades convidadas. Finda esta cerimónia protocolar, seguiu-se o jantar na sede do rancho Rosas do Lena, na Rebolaria. Como sempre, bem confeccionado e servido por vários elementos do agrupamento anfitrião, assim como por outros voluntários que estão sempre disponíveis para colaborar nestes e noutros eventos promovidos pelo Rancho.

Cerca das 21h30, teve início este espectáculo inolvidável, com a participação dos seguintes grupos: Rancho Folclórico Rosas do Lena – Alta Estremadura; Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré – Ílhavo; Grupo Folclórico de Faro – Algarve; Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo – Viana do Castelo; Grupo Folclórico da Índia; Associação da Cultura Chinesa; Grupo Folclórico “Dobczyce” – Polónia.

Estas galas de folclore continuam a manter um grande nível, tanto no que nos é mostrado pelo diversificado folclore nacional, único no mundo, assim como pelos grupos estrangeiros, que dada a sua originalidade enriquecem este evento de ano para ano. Estão de parabéns o rancho Rosas do Lena e o Município da Batalha, por nos proporcionarem tão brilhante espectáculo. Tem de haver um empenhamento muito grande, para conseguir toda a logística e orientação dos grupos presentes, para que nada falhe. Para eles vão os nosso parabéns, muito especialmente para os elementos do Rosas do Lena, assim como para a sua direcção, que sacrificam por vezes a sua vida profissional ou férias, em prol duma causa que é o folclore, a troco de nada. São momentos como estes, muito gratificantes, que lhes dão coragem para continuarem. Bem hajam pelo vosso trabalho e dedicação.

Manuel Carreira Rito

 

ver fotos

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.