(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Agrupamento da Batalha continua na “Rede Escxel”

Agrupamento da Batalha continua na “Rede Escxel”

A Câmara Municipal da Batalha renovou o protocolo com o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, para o desenvolvimento e participação do Agrupamento de Escolas da Batalha na designada Rede de Escolas de Excelência.

Criada em 2008 e coordenada pelo ex-ministro David Justino, a “Rede Escxel” visa potenciar as competências dos municípios, das escolas e das comunidades, no sentido de concretizar a ideia de qualificação e de excelência educativa. Conta com a colaboração de um grupo de investigadores do Departamento de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa apresenta como objectivos: “capacitar as escolas e as comunidades (alunos, professores, pais, cidadãos, decisores políticos) para a promoção da excelência educativa; capacitar tecnicamente e assessoriar os Municípios para a adopção de planos e estratégias de desenvolvimento educativo local; identificar, difundir e monitorizar as boas práticas escolares; desenvolver modelos de monitorização do desempenho e auto-avaliação das escolas; produzir conhecimento científico sobre as dinâmicas educacionais, sociais e culturais locais”.

O protocolo agora renovado até 2019 e representa um investimento municipal de cerca de 20 mil euros. O presidente da autarquia, Paulo Batista Santos, considera ser dinheiro bem gasto, pois o projecto “conta com o empenho da direcção do Agrupamento e tem suscitado o interesse de muitos docentes, tanto ao nível da participação em seminários, como na aplicação de novas práticas, sendo uma mais-valia para a escola”. E acrescenta que “trabalhar em rede significa poder partilhar experiências entre escolas de diferentes concelhos, que, embora enfrentem realidades distintas, vivem problemas idênticos e procuram soluções para melhorar a qualidade do sucesso educativo”.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.