Site icon Jornal da Golpilheira

>Dia dos Monumentos e Sítios: “Território: um património plural”

>Em resposta ao apelo do International Council on Monuments and Sites (ICOMOS), o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) elegeu o tema nacional “Território: um património plural” para a comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de Abril.
Com este tema, pretende-se explorar a ideia de que todas as comunidades possuem os seus monumentos de referência, sendo importante ter em consideração que não estão isolados do tecido cultural que os envolve. Importa, assim, “sair” do monumento e tentar compreendê-lo nas suas múltiplas vertentes.
Neste sentido, o IPPAR lança o desafio às comunidades e agentes dinamizadores, a que, “com metodologias adaptadas à própria heterogeneidade dos públicos e do património, desenvolvam actividades que se enquadrem no tema, possibilitando uma maior compreensão do território em torno do património, de modo a integrarem este projecto”. A título de exemplo, é sugerida a criação de itinerários urbanos ou rurais, de rotas culturais temáticas, de visitas guiadas vocacionadas para a inserção dos monumentos na envolvente, relacionando temas comuns da história dos monumentos e da comunidade.
As actividades que vierem a surgir para este Dia Internacional dos Monumentos e Sítios serão oportunamente divulgadas pelo IPPAR, em folhetos, cartazes, por e-mail e no sítio www.ippar.pt.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:
Exit mobile version