Site icon Jornal da Golpilheira

>Grutas de Mira de Aire são uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal!

>Resultados da votação anunciados nos Açores

Eleitas na categoria de “Grutas e Cavernas”, as galerias calcárias do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, situadas na vila de Mira de Aire, angariaram a maioria dos votos na sua categoria e ingressaram na lista das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

A gala de anúncio das votações, apresentada por Catarina Furtado e José Carlos Malato, decorreu no passado dia 11 de Setembro, nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, nos Açores, onde estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, João Salgueiro, e o padrinho das grutas de Mira de Aire, Vítor Barros, a quem coube a feliz tarefa de subir ao palco e receber o prémio. Estiveram ainda presentes na gala dos Açores Carlos Alberto Jorge, administrador das grutas, e Vilma Bernardino, secretária da Junta de Freguesia.

O período de votação decorreu entre 7 de Março e 7 de Setembro, contando com 656 356 votos no total, distribuídos pelas 21 maravilhas finalistas de todo o País, num mega evento organizado pela “New 7 Wonders”, com intuito de preservar a natureza e comemorar o Ano da Biodiversidade.

Juntamente com as Grutas de Mira de Aire, foram também vencedores: a Lagoa das 7 Cidades (Açores), na categoria de “Zonas Aquáticas Não Marinhas”; a Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico (Açores), na categoria de “Grandes Relevos”; a Floresta Laurissilva da Madeira, na categoria de “Florestas e Matas”; o Parque Natural da Peneda-Gerês, na categoria das “Zonas Protegidas”; o Portinho da Arrábida, na categoria de “Praias e Falésias”; e a Ria Formosa (Algarve), na categoria de “Zonas Marinhas”.

Da melhor forma termina esta declaração oficial à natureza, que indiscutivelmente relembrou os portugueses das muitas maravilhas naturais de Portugal, não só das vencedoras, mas de todas aquelas que o seu território alberga, e da necessidade de preservá-las.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:
Exit mobile version