Site icon Jornal da Golpilheira

>Seminário, cada vez mais “coração” da Diocese

>Casa nova inaugurada no dia da Imaculada Conceição

O Seminário Diocesano Leiria celebrou, no passado dia 8 de Dezembro, a festa da sua padroeira, a Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, que é também a padroeira principal e Rainha de Portugal. Este ano, a data foi especialmente comemorada, com a inauguração dos espaços renovados na primeira fase das obras de restauração do edifício e ainda com o rito de admissão de quatro seminaristas maiores às Ordens Sacras: Patrício Oliveira, natural da paróquia de Caxarias e actualmente em estágio na paróquia da Maceira; Miguel Alves, natural da paróquia de Caniçal (Diocese do Funchal, Madeira) e actualmente em Ano Pastoral na paróquia de Minde; Fábio Bernardino, aluno do 4.º ano de Teologia natural da paróquia de Aljubarrota; e Tiago Silva, aluno do 3.º ano de Teologia e também da paróquia de Aljubarrota.

A festa começou ao início da tarde com a celebração eucarística, presidida pelo Bispo diocesano, D. António Marto. Cerca de duas dezenas de sacerdotes e mais de duzentos fiéis, vindos de toda a Diocese, responderam ao convite para esta celebração, assinalando assim a importância do Seminário como espaço central no dinamismo pastoral da nossa Igreja particular. Na homilia, D. António Marto convidou os fiéis a imitarem Nossa Senhora, a “cheia de graça”, deixando “Deus entrar nas suas vidas, com a garantia de que não terão uma vida opaca e fastidiosa, mas sim uma vida bela, mais humana e cheia das maravilhas da graça, tantas vezes despercebidas ou insuspeitas”. Depois, lembrou a figura de D. João Pereira Venâncio, antigo Bispo de Leiria a quem se deve a construção do actual edifício do Seminário, como exemplo dessa devoção mariana, de quem modelou a sua vida e o seu episcopado à imagem de Maria. Em relação ao Seminário, referiu que “está a remodelar-se para ser ainda mais o coração de toda a Diocese, não apenas para a formação dos seminaristas, mas como espaço de formação e de vitalidade de todas as vocações cristãs”, como centro onde se congregam quase todos os serviços pastorais e muitos movimentos diocesanos.

Após a Eucaristia, todos foram convidados para o acto solene de inauguração da zona intervencionada, na capela principal da nova “Casa de Retiros S. José”, seguindo-se a visita livre por todos os espaços desta nova zona do edifício, onde está também incluída a área residencial dos alunos do Seminário.

A terminar, um “porto de honra” serviu para o brinde pelo bom fruto dos trabalhos efectuados, com votos de que esta aposta da Diocese na melhoria dos espaços para as acções pastorais seja correspondida pela procura dos fiéis e, com a graça do Espírito Santo, para uma Igreja mais viva e mais santa.

Seminário em obras: primeira fase concluída!

Depois de um estudo que decorreu entre 2005 e 2008, por responsáveis diocesanos e técnicos especializados, o Seminário de Leiria esteve em obras durante os dois últimos anos, numa primeira fase da reestruturação do edifício. Aquela enorme casa, que outrora acolhia centenas de seminaristas, foi ficando vazia, com elevados custos de manutenção e pouco usufruto do espaço. O desafio era transformá-la, de modo a “abrir-se ao serviço de toda a comunidade, proporcionando espaços para retiros, acções de formação, encontros, sedes de movimentos e obras, para além dos espaços de Seminário”, como explica a arquitecta Alexandra Cantante.

Nesta primeira fase, fizeram-se trabalhos na igreja e na biblioteca, criou-se uma casa de retiros e um novo espaço para os alunos e implementaram-se os principais sistemas para o funcionamento do edifício. O reitor, padre Armindo Janeiro, resume assim as contas: “foram gastos 4.250.000 euros: o Seminário assumiu 2,5 milhões, o Economato Diocesano assumiu um milhão e, de toda a Diocese, recebemos 750.000 euros em donativos”.

A zona restaurada conta com todas as comodidades hoje requeridas, como climatização e acessos às redes de comunicação e informática, com modernas igrejas e espaços de oração, salas tecnologicamente bem equipadas e quartos confortáveis com casa de banho privativa, alguns preparados para pessoas com mobilidade reduzida. Mas a principal preocupação “ainda antes de todos os aspectos técnicos, foi garantir que o carácter do espaço recriado tivesse um ambiente sereno, silencioso, sóbrio e capaz de proporcionar a interioridade de que o Mundo hoje tanto precisa”, refere a arquitecta.

No dia da inauguração, os gerentes da empresa Marcelino e Filhos, empreiteiros principais da obra, não escondiam o seu orgulho: “Foi um projecto bem pensada e executado com muita qualidade, para corresponder às necessidades da Diocese para muitos anos”. Também os responsáveis da empresa de climatização Fluxoterm referiram a excelência dos sistemas implementados “ecologicamente sustentáveis e de acordo com as mais modernas tecnologias”.

Mas ainda faltam duas fases: a construção do Centro Pastoral e da zona residencial para os padres que ali vivem e trabalham. “Precisamos, por isso, dado o volume de obra a fazer e as exigências diárias do Seminário, da ajuda possível de todas as comunidades cristãs e de quantos sentem esta causa e esta casa como suas!”, continua o reitor, lembrando que “uma das formas de ajudar é começar a usar a Casa de Retiros São José (assim se chama) como espaço de oração e reflexão, onde grupos, pequenos ou grandes, pela escuta da Palavra de Deus, se dedicam à descoberta e meditação do amor terno e misericordioso de Deus Pai, capaz de rasgar novos horizontes às nossas vidas”. Este espaço, aliás, “está também aberto a outras actividades de carácter cultural e social, desde que não contradigam a sua finalidade primeira”.

Portanto, se sentir o apelo a essa ajuda, poderá fazê-lo através transferência bancária para o NIB 001800000366945200172, ou contactando os serviços do Seminário (tel. 244832760, fax 244821102 ou seminário@leiria-fatima.pt). Lembramos que poderá deduzir as ofertas com bonificação na sua declaração de IRS, bastando enviar o nome, morada e NIF para o respectivo recibo.

Luís Miguel Ferraz

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:
Exit mobile version