(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>EDITORIAL | Estado rouba cada vez mais as associações

>EDITORIAL | Estado rouba cada vez mais as associações

>Por Manuel Rito, Director Adjunto

Neste momento vale tudo para cobrar receitas. Vou apenas apresentar dois casos:
1.º – As carrinhas das Associações Sem Fins Lucrativos estavam isentas de pagar o imposto de circulação. No ano de 2011, têm de pagar como qualquer contribuinte normal.
2.º – A taxa paga à Sociedade Portuguesa de Autores tinha um desconto de 50% para as Associações de Utilidade Pública. A partir do corrente ano de 2011, o desconto é apenas de 10%.
Estes são apenas dois exemplos, para não falar de outros.
Qual é a moral e a sensibilidade dos “engravatados” de Lisboa em fazer estes cortes? Desconhecem eles que nós substituímos o próprio Estado na educação moral, física e psicológica das crianças e jovens? E que somos nós que teimamos em preservar a nossa identidade, a nossa nacionalidade, todas as nossas tradições?
Se o associativismo já atravessa uma grave crise de dirigentes, não é de admirar que muitas delas fechem, para gáudio dos “senhores do poder”. Não será mais útil baixar ainda mais os seus salários multimilionários?
Com estas medidas, os dirigentes do País desmoralizam ainda mais os dirigentes associativos, que cada vez são menos e trabalham gratuitamente em prol da sociedade onde se inserem. A situação das associações nunca esteve tão difícil como agora e por este andar vai tornar-se insustentável a muito curto prazo.
Não vale a pena o primeiro-ministro vir para os meios da comunicação social dizer que o orçamento para a Cultura foi reforçado em cinco milhões de euros. Gostava de saber onde vai parar este dinheiro?

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.