Site icon Jornal da Golpilheira

>Santíssima Trindade na Batalha

>Paróquia unida em festa nos dias 18 e 19 de Junho
As Festas da Santíssima Trindade realizam-se, conforme o calendário litúrgico, oito semanas depois do Domingo de Páscoa, sendo no presente ano no dia 19 de Junho. Este ano a imperatriz será Júlia Henriques Vieira Pequeno, nossa conterrânea, de Bico Sachos. Por isso, a presença da Golpilheira deverá ser ainda mais numerosa e entusiástica nestes festejos.

Esta é uma festa centenária que terá as suas origens na catequese dos Dominicanos que, durante séculos, foram os grandes responsáveis pela vida cristã do povo da Batalha e seus arredores. Eles terão explicado aos nossos antepassados a doutrina sobre o altíssimo mistério da Santíssima Trindade, ensinando-os a adorar, louvar e agradecer a Deus Pai, Filho e Espírito Santo por todos os benefícios recebidos ao longo da vida.

Estes festejos constituem também uma interessante manifestação religiosa popular, com a procissão de ofertas com tabuleiros decorados com os tradicionais bolos de “ferradura”. Cumprindo a lenda que explica como foi resolvida uma praga de insectos que atacou os celeiros dos frades dominicanos, um dos momentos tradicionais é o lançamento, durante a procissão, de merendeiras bentas no local do Carvalho do Outeiro.

Mas o ponto alto é a celebração eucarística onde se pretende que estejam representadas todas as comunidades da paróquia. Um dos sinais dessa participação será a apresentação da bandeira e de ofertas ou andores vindos de cada centro de culto e das diversas localidades, que contribuirão para engrossar o cortejo, desde o Mosteiro ao recinto do Centro Paroquial.

Durante o fim-de-semana serão apresentados muitos momentos de animação com grupos de música tradicional, bem como um restaurante permanente e tascas de jogos, quermesse, café da avó e petiscos.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:
Exit mobile version