Site icon Jornal da Golpilheira

Batalha é um dos municípios mais empreendedores

Estudo publicado pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto

O Município da Batalha aparece destacado num trabalho académico da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, intitulado “Determinantes do empreendedorismo ao nível do poder político local em Portugal”, que pretendeu averiguar quais os determinantes do empreendedorismo político de base local/municipal, bem como traçar um “mapa” dos municípios mais empreendedores do nosso país.
O trabalho efectuado recorreu, ao nível da metodologia científica aplicada, a inquéritos directos a um conjunto de individualidades/peritos nesta matéria e aos municípios portugueses, bem como à recolha de dados secundários, designadamente, junto da Marktest, Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Centro de Investigação de Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Como resultado, faculta indicadores bastante positivos que ajudam a compreender um universo de variáveis, como a demografia, o território, a educação, as finanças locais, a dinâmica empresarial e o poder de compra.
Pelo cruzamento dos diversos indicadores analisados, este trabalho enfatiza que o empreendedorismo municipal como resultado de um processo complexo que envolve até as características pessoais do presidente de Câmara, como a experiência profissional, as qualificações e as suas características, bem como algumas características socioeconómicas da região envolvente.
No caso em apreço, o Município da Batalha é citado como um dos municípios mais empreendedores do País, fazendo parte deste grupo concelhos como Mirandela (Trás-os-Montes), Vila Real de Santo António (Algarve), Cascais (Grande Lisboa, Lisboa) e Vila da Praia da Vitória (Região Autónoma dos Açores).
O trabalho conclui ainda que as regiões mais empreendedoras do país são: Grande Lisboa, Alto Trás-os-Montes, Grande Porto, Pinhal Interior Norte e Alentejo Litoral.
No entender de António Lucas, presidente da Câmara Municipal da Batalha, “o estudo em causa, face às distintas variáveis que analisa quanto ao empreendedorismo autárquico, leva em linha de conta as diversas iniciativas que o Município tem apresentado nesta área”, e destaca, a título de exemplo, “a recente assinatura de um protocolo com a Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul, que visa fomentar uma rede de contactos e oportunidades entre empresas sedeadas na Batalha e entidades e empresários dos nove países da América do Sul”.
Para o autarca, “os municípios devem, ainda mais face à situação actual do mundo e do País, olhar para o empreendedorismo como uma prioridade e assumir essa aposta como uma das soluções para o desenvolvimento sustentável das regiões e da melhoria da qualidade de vida das suas populações”.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:
Exit mobile version