Site icon Jornal da Golpilheira

Batalha adopta gestão inteligente da energia

“InovGrid” chega este ano

O município da Batalha vai implementar, no segundo semestre deste ano, o projecto InovGrid da EDP Distribuição. Na prática, consiste na instalação no domicílio dos clientes de modernos contadores de energia que fazem uma “gestão inteligente”, em tempo real, dos consumos. A partir desses dados, o consumidor poderá adoptar comportamentos que permitam reduzir a sua factura, mediante uma selecção de horários ou de equipamentos a usar.
O projecto InovGrid, lançado em 2010 pela EDP Distribuição, em Évora, distingue-se pelo seu carácter pioneiro em matéria de inovação tecnológica e abrangência de serviços, permitindo uma gestão mais inteligente da rede eléctrica de distribuição, promovendo a sustentabilidade ambiental e melhorando a qualidade do serviço prestado. Évora tornou-se, assim, a primeira InovCity, com 30 mil “EDP boxes” a substituírem os antigos equipamentos de contagem. O estudo levado a cabo junto dos clientes pela empresa Qmetrics, suportado pela Universidade Nova, comprova que estes obtiveram ganhos de eficiência energética de cerca de 3,9 % em relação aos consumos anteriores a 2010.
Para António Lucas, presidente do Município da Batalha, esta aposta da EDP “reforça a profunda transformação no mercado doméstico de consumo de energia e abre um novo capítulo ao nível das chamadas redes inteligentes, que aproximam e envolvem os clientes no processo de consumo energético”. Para o autarca, “a instalação dos equipamentos nas residências dos 10 mil batalhenses vai significar um maior controlo destes sobre os seus consumos e abre enormes perspectivas nas soluções para a mobilidade eléctrica, promovendo a sustentabilidade ambiental”.
A escolha deste concelho para ser um dos pioneiros da expansão do serviço vem ao encontro do trabalho da autarquia para a eficiência energética, de que é exemplo “a instalação de 90 luminárias públicas a leds e o apetrechamento das redes de iluminação pública, já concretizado na sua totalidade, com relógios astronómicos, que permitem também, sem perda de qualidade e segurança, uma redução significativa dos consumos, sem recorrer ao desligamento de focos luminosos”.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:
Exit mobile version