Site icon Jornal da Golpilheira

Grupo GPS e Associação de Solidariedade Académico de Leiria promovem “Eu Sou Voluntário” nas escolas

O Grupo GPS – Educação e Formação e a Associação de Solidariedade Académico de Leiria (ASAL) promovem no próximo mês de Junho o projecto “Eu sou voluntário” nas várias escolas do grupo da região, uma das quais na freguesia de S. Mamede, no concelho da Batalha.
Este projecto de solidariedade pretende “promover o voluntariado e o associativismo junto dos estudantes e familiares, educar para a cidadania, promover a solidariedade e sensibilizar a comunidade escolar e os jovens para o combate à pobreza”, explica Daniela Moço, do Grupo GPS.
Para além da recolha de roupa, brinquedos, livros e bens alimentares para famílias carenciadas, irá promover acções de sensibilização, especialmente no Dia Aberto, que rodará pelas quatro escolas do Grupo no distrito de Leiria: o Instituto D. João V, a 4 de Junho; a Escola Profissional e Artística da Marinha Grande, no dia 11; o Colégio Dr. Luís Pereira da Costa, dia 14; e o Colégio de S. Mamede, a 15 de Junho. Os cerca de 4500 alunos destes estabelecimentos, bem como as suas famílias e amigos, são convidados a partilhar um dia divertido na escola, com insufláveis, jogos e outras brincadeiras, levando um bem para oferecer à campanha.
“Queremos ir às escolas sensibilizar os jovens para os imensos problemas que afectam as famílias portuguesas e pedir-lhes que partilhem algo seu, que nos ajudem a ajudar quem necessita da solidariedade de todos”, explica Luís Pinto, presidente da ASAL, referindo que “estamos a mobilizar o movimento associativo que nos ajudará a reunir equipamentos e animadores para enriquecer o Dia Aberto e esperamos que mais empresas se possam juntar a esta iniciativa e ajudar a articular e pôr de pé este movimento”.
Recorde-se que a ASAL possui equipas de rua que apoiam cidadãos sem-abrigo, prostitutas(os), arrumadores de carros e famílias carenciadas. A instituição é parceira da Associação de Solidariedade de Leiria na Loja Social, um projecto que funciona nos meses de Junho/Julho e Dezembro para oferecer aos mais carenciados bens de primeira necessidade. “Os jovens, apesar de por vezes estarem longe desta realidade, quando se apercebem que outras pessoas podem estar a passar mal, são muito generosos e motores activos da solidariedade e partilha, em casa, na escola e noutras áreas da sua vida”, sublinha Luís Pinto. Nessa linha se apostou na parceria com o Grupo GPS, que “prima, desde sempre, por promover junto da comunidade escolar e local onde se insere acções de carácter social, relevante e activo, e onde os valores de solidariedade, entreajuda, generosidade e cidadão com o outro são acarinhados.
Assim, os bens recolhidos nas escolas do Grupo GPS serão distribuídos às famílias carenciadas da região, através das equipas de rua da ASAL que actuam em Leiria, e ainda das Lojas Sociais.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:
Exit mobile version