Site icon Jornal da Golpilheira

“Saúde para Todos” reabre Extensão de Saúde da Golpilheira

 

A Câmara Municipal da Batalha anunciou que vai avançar com o projecto “Saúde para Todos”, em colaboração com o Centro Hospitalar de Nossa Senhora da Conceição, da Misericórdia da Batalha, e que visa reforçar a prestação de cuidados de saúde na freguesia da Golpilheira.

Esta resposta vem colmatar as necessidades sentidas pela população da Freguesia, de cerca de 1500 pessoas, e complementar a intervenção do Centro de Saúde da Batalha, garantindo a reactivação, ainda que a tempo parcial, da Extensão de Saúde da Golpilheira, que foi encerrada em 2011.

Os serviços que serão ali disponibilizados correspondem a um levantamento realizado junto da população, englobando, entre outros, o suporte aos doentes diabéticos e hipertensos, a avaliação de tensão arterial, frequência cardíaca, etc., e a sensibilização individual e em grupo para a prevenção e controlo de factores de risco para as doenças mais frequentes na população, como diabetes e doenças cardiovasculares e respiratórias. Prevê-se também a recolha de sangue para análises clínicas, a administração de injecções, o tratamento de feridas e, ainda, uma sessão semanal de terapia ocupacional de grupo para população sénior, de forma a retardar dependências.

Para tal, o Centro Hospitalar de Nossa Senhora da Conceição irá disponibilizar um enfermeiro uma vez por semana, um terapeuta ocupacional ou técnico de reabilitação uma vez por semana e um médico duas vezes por mês. Representando um custo estimado de 7.000 euros, este serviço decorrerá pelo período inicial de um ano, com possibilidade de renovação posterior.

Em nota enviada à imprensa, o presidente da autarquia afirma que o projecto visa “reforçar as condições de acesso aos cuidados de saúde por parte da população da Golpilheira, sobretudo os seniores”. Paulo Batista Santos considera, ainda, que “a Batalha conta com uma excelente Unidade de Saúde Familiar e com um Centro Hospitalar de referência”, sendo esta “mais uma resposta de proximidade e de parceria com as instituições locais”.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:
Exit mobile version