Site icon Jornal da Golpilheira

São Mamede recebe encontro de antigos militares da Legião Estrangeira

Cerca de 80 antigos combatentes portugueses que serviram na Legião Estrangeira Francesa reúnem-se na freguesia de São Mamede, concelho da Batalha, no próximo dia 22 de Abril, num evento que contará com a participação do general Jean-Louis Franceshi, antigo comandante da Legião.

O programa compreende a realização de Assembleia Geral da Associação “Portugal Legio”, decorrendo uma cerimónia de homenagem aos mortos junto ao monumento evocativo ao combatente, na Junta de Freguesia de São Mamede, uma visita à Aldeia da Pia do Urso e um almoço de convívio.

A iniciativa visa promover o convívio entre os antigos militares portugueses e respectivas famílias, uma vez que muitos cidadãos portugueses serviram esta força militar francesa. Para os organizadores do encontro, além da componente recreativa, pretende-se também assinalar o 154.º aniversário do combate de Camarón, ocorrido a 30 de Abril de 1863, entre a Legião Estrangeira e o exército mexicano. A ocasião servirá ainda para dar a conhecer aos antigos combatentes os direitos de assistência e de reformas que, por direito, assistem aos portugueses que serviram esta força militar francesa.

Recorde-se que a criação da Legião Estrangeira Francesa, em 1831, pretendeu defender os interesses da França nas antigas colónias localizadas em África, no Oceano Pacífico e na América do Sul.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:
Exit mobile version