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EDP esclarece falhas de energia na Golpilheira: Rede eléctrica “reconfigurada”

No passado mês de Janeiro, registou-se na Golpilheira um número anormal de falhas no fornecimento de energia eléctrica, que motivou múltiplas queixas de consumidores aos seus fornecedores. O assunto foi também largamente comentado nas redes sociais, sobretudo no grupo de facebook “Golpilheira: centro do meu mundo!”, onde vários golpilheirenses e outros moradores de zonas limítrofes foram partilhando as suas queixas.
Foi comum a descrição de uma falha por breves segundos, suficiente para fazer reiniciar os equipamentos eléctricos e electrónicos, o que, como sabemos, não é nada “saudável” para esses aparelhos, além do incómodo que causa nos utilizadores. Estas falhas foram registadas com um padrão diário, entre as 08h30 e as 09h30, mas também noutros horários durante o dia.
O Jornal da Golpilheira contactou a EDP Distribuição, por email, a 27 de Janeiro, pedindo algumas explicações para esta situação. A empresa informou que “teve conhecimento da situação, tendo iniciado, de imediato, os trabalhos de resolução do problema identificado”, embora sem especificar o número de reclamações recebidas, referindo terem sido “algumas”.
A EDP Distribuição adiantou, ainda, que “dispõe de um sistema para gestão e registo de todas as anomalias que se verificam na rede nacional de distribuição de energia eléctrica” e que “adicionalmente, e para esta questão em concreto, a empresa procedeu à instalação de um mecanismo de identificação de defeitos que permite descobrir, com maior celeridade, a origem do problema na rede eléctrica”.  
Perguntámos se foi, então, identificada a razão do problema e se estava encontrada a solução. A empresa respondeu que “foram identificadas algumas anomalias na rede eléctrica que alimenta a freguesia da Golpilheira” e que “procedeu a trabalhos de reconfiguração da rede eléctrica, tendo as anomalias registadas ao nível da rede de Média Tensão ficado resolvidas no dia 23 de Janeiro”. Segundo a EDP Distribuição, nas respostas enviadas também por email, “não registou mais ocorrências de falhas na zona em causa desde o dia 21 de Janeiro”.
De facto, desde aproximadamente essa data, deixou de se registar a avaria. Vamos confiar que tenha sido solução definitiva.
LMF

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