Site icon Jornal da Golpilheira

“Procissão dos Caracóis” quer ser “Maravilha da Cultura Popular”

A Junta de Freguesia e a Comissão da Igreja Paroquial do Reguengo do Fetal estão a preparar uma candidatura da Festa de Nossa Senhora do Fetal, na categoria de “Procissões e Romarias”, ao concurso das “7 Maravilhas da Cultura Popular” que irá decorrer a partir de Março em Portugal.
O momento mais emblemático desta festa é a famosa “Procissão dos Caracóis”, que percorre as ruas iluminadas e com ornamentações cénicas feitas com lamparinas construídas a partir de cascas de caracóis e alimentadas a azeite. Esta tradicional procissão nocturna realiza-se em dois fins-de-semana consecutivos, acompanhando a imagem da padroeira do seu santuário para a igreja matriz e o regresso, sendo esta última, sempre no primeiro sábado de Outubro, a mais concorrida. Na mesma altura, acendem-se por toda a aldeia, até às encostas que a circundam, interessantes desenhos, frases e outros motivos artísticos, também com o uso das mesmas lâmpadas de azeite em cascas de caracóis, calculadas em mais de 12.000.
Nos últimos anos, tem sido cada vez mais cuidada, motivando a visita de vários milhares de romeiros e curiosos. Com a iluminação pública desligada durante o percurso, o impacto desta brilhante manifestação religiosa e cultural torna-se ainda maior.
O Município da Batalha já veio afirmar o seu apoio a esta candidatura, considerando-a “uma excelente oportunidade para projectar e valorizar uma festa religiosa única do nosso país, que combina a fé e a exuberância das imagens da luz dos caracóis”. O presidente, Paulo Batista Santos, refere que “depois de em 2007 o Mosteiro de Batalha ter ficado entre as ‘7 Maravilhas do Património Histórico’ em Portugal, acredito nas potencialidades desta candidatura que representa a cultura e tradições enraizadas nesta região”.
Mais informações em candidaturas.7maravilhas.pt.

Exposição fotográfica no Turismo: “À Luz dos Caracóis”

A exposição fotográfica “À Luz dos Caracóis”, inaugurada a 12 de Janeiro, na Galeria do Posto de Turismo da Batalha, apresenta os melhores trabalhos do 6.º Concurso Fotográfico no âmbito da realização da Festa de Nossa Senhora do Fetal, iniciativa realizada pela Freguesia local e que pretende dar a conhecer esta manifestação religiosa ímpar. A mostra ficará patente ao público até ao dia 29 de Março, podendo ser visitada diariamente das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:
Exit mobile version