Site icon Jornal da Golpilheira

Vinhos Mainova disponíveis no Mosteiro do Leitão

Bárbara Monteiro, a mais nova de 3 irmãs, ouviu durante toda a sua vida que era a “mai’nova”. Única a mostrar interesse em dar seguimento ao investimento dos pais, é o rosto de um projecto que começou em 2010, quando o seu pai adquiriu a Herdade da Fonte Santa, no Alto Alentejo.

Oficialmente lançada em meados de Junho, a “Mainova” é uma marca de vinhos e azeites que tem conquistado espaço, ao apresentar aromas diferentes daqueles que normalmente associamos ao Alentejo. “Este é um Alentejo muito equilibrado, é um local bastante especial com vinha em formações de granito e xisto, o que resulta num vinho reflectivo com uma abordagem muito pouco interventiva e respeito pela fruta. É um produtor novo e isso reflecte-se numa grande liberdade de pensar, como podemos perceber pela escolha de algumas castas atípicas, que garantem ao vinho boa acidez, estrutura e equilíbrio”, explica o responsável pela elaboração dos vinhos, o enólogo António Maçanita.

Bárbara nasceu e cresceu em Fátima com a família, até se mudar para Lisboa para estudar Marketing. “Sou apaixonada por esta região e pelos seus produtos locais e por isso mudei a minha vida e saí da grande Lisboa sem pensar duas vezes”, afirma Bárbara Monteiro, ressalvando o privilégio de poder transmitir os valores da sua família em todos os vinhos e azeites, desde a linha de vinhos baptizada de “Moinante”, em homenagem ao cão da avó, até à ilustração dos rótulos de azeite, que remetem à primeira oliveira no terreno dos pais.

Por cá, já é possível provar os vinhos “Mainova” no Mosteiro do Leitão, na Batalha.

Ângela Susano

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:
Exit mobile version