Site icon Jornal da Golpilheira

Canceladas todas as missas, catequeses e actividades pastorais a partir de 23 de Janeiro

Os bispos portugueses acabam de anunciar a suspensão de todas as celebrações, catequeses e outras actividades pastorais já neste fim-de-semana (a partir de 23 de Janeiro), “até novas orientações”.

“Embora lamentando fazê-lo”, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) refere em comunicado que a decisão resulta da actual “extrema gravidade da situação pandémica” e que é “um imperativo moral para todos os cidadãos, e particularmente para os cristãos, ter o máximo de precauções sanitárias para evitar contágios, contribuindo para ultrapassar esta situação”.

Assim, passam a vigorar as regras que marcaram a vida da Igreja entre Março e Maio de 2020, com a sugestão aos pastores de “ofertas celebrativas, transmitidas em direto por via digital”, sem a presença de fiéis.

Também os funerais deverão voltar a seguir as limitações especiais dessa altura e, sempre, as orientações que as autoridades competentes forem determinando.

No mesmo comunicado, a CEP manifesta “especial consideração, estima e gratidão a quantos, na linha da frente dos hospitais e em todo o sistema de saúde, continuam a lutar com extrema dedicação para salvar as vidas em risco”. E termina com o pedido de que “a nível individual, nas famílias e nas comunidades, se mantenha uma atitude de constante oração a Deus pelas vítimas mortais da pandemia, pedindo ao Senhor da Vida que os acolha nos seus braços misericordiosos, e manifestamos o nosso apoio fraterno aos seus familiares em luto”.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:
Exit mobile version