Site icon Jornal da Golpilheira

Ecovia do Vale do Lena iniciada

Está em curso o asfaltamento da estrada do Paul e da estrada do Baçairo, que liga a entrada da freguesia da Golpilheira, junto ao IC2, passando pela Canoeira, até ao Centro Recreativo.
Em ordem a esclarecer os nossos leitores e a população em geral sobre este assunto, fizemos algumas perguntas ao presidente do Município, Paulo Batista Santos, aproveitando para questionar se outras intervenções similares estão previstas para os próximos tempos.
Luís Miguel Ferraz

O asfaltamento da via na zona do Paul, iniciado no início de Abril, está relacionado com o anunciado plano de percursos pedestres junto ao Lena?
Sim, os trabalhos de reabilitação de pavimentos em curso na Estrada do Paul, Estrada do Baçairo e outros arruamentos da freguesia até à zona do Castro e Colipo, integram o projecto designado por “Ecovia do Vale do Lena e Colipo”.
Trata-se de um projecto totalmente financiado por fundos europeus e que visa criar uma pista ciclável e pedonal ao longo das margens do rio Lena e prolongada até ao Colipo, em acolhimento de proposta dos alunos de Turismo do Agrupamento de Escolas da Batalha.

Verifica-se que se mantém a largura limitada da faixa. Não seria viável um pequeno alargamento para permitir o cruzamento de dois veículos?
Tal como referido, o objectivo é concretizar a maior pista ciclável e percurso pedonal do concelho da Batalha, pelo que, no futuro, aquelas vias junto ao rio Lena ficarão condicionadas aos moradores e proprietários de terrenos agrícolas, aliás como foi desde sempre o objectivo daqueles caminhos agrícolas. Não é uma variante rodoviária ao lugar da Golpilheira, será um espaço de mobilidade suave para que as famílias e desportistas possam fruir da beleza da natureza nas margens do rio.

Verifica-se também que o novo tapete está com grande desnível, nalguns sítios mais de 10 cm, em relação à berma, podendo ser causa de acidentes. Essa situação será corrigida?
A empreitada terá duas fases: primeiro a reabilitação de pavimentos e de bermas, seguindo-se as marcações, sinalética e colocação de equipamentos, incluindo a construção de duas novas pontes cicláveis sobre o rio Lena.
Insisto que a intervenção não é dirigida para o trânsito de viaturas ligeiras ou camiões pesados; pelo contrário, a ideia é reduzir o trânsito naqueles caminhos e devolvê-lo às pessoas, principalmente aos fins-de-semana.

Além desta, estão previstas outras pavimentações na freguesia, nomeadamente na estrada principal que atravessa a freguesia ou na Rua de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Bico Sachos?
Estão previstas outras intervenções na freguesia ao nível da reabilitação de pavimentos e segurança de peões, designadamente, no troço da “Ecovia” que ligará ao Colipo e daí para o Casal do Quinta, na Batalha.
No que diz respeito à Rua da Batalha/Rua P. Dr. Joaquim Coelho Pereira/Rua de Leiria, as intervenções previstas estão associadas aos trabalhos de requalificação urbana no centro cívico da Golpilheira, no âmbito do “Concurso Mateus Fernandes” e que já devia estar em obra, mas foi adiado em função da necessidade de revisão do projecto e na sequência da exposição recebida de algumas entidades da freguesia, o que determinou o seu adiamento.

Ainda quanto a percursos pedestres, haverá outras intervenções?
Sim, haverá sinalética, equipamentos de apoio e marcações novas, bem assim pedimos colaboração ao Grupo Aves da Batalha para a elaborações de painéis de informação ambiental que serão colocados ao longo do percurso.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:
Exit mobile version