Site icon Jornal da Golpilheira

Celebrações na paróquia: Fiéis regressam às igrejas

Graças a esta terceira vaga da pandemia, tivemos mais dois meses de celebrações sem a presença de fiéis, entre 23 de Janeiro e 15 de Março, desta vez não por imposição legal, mas por decisão da Conferência Episcopal Portuguesa, a fim de contribuir para reduzir a circulação e concentração de pessoas. De facto, o rápido alastrar do contágio que nessa altura se verificou, com números descontrolados de doentes e mortos, a isso aconselhava.
Com o anúncio do desconfinamento progressivo por parte do Governo, também a Igreja determinou voltar a acolher os fiéis nas igrejas, mantendo-se as regras especiais de afastamento e desinfecção que estavam em vigor deste Maio do ano passado.
Assim, na paróquia da Batalha, regressaram as celebrações nos horários do costume e algumas outras especiais pelo tempo de Quaresma e, depois, de Páscoa que estamos a viver.

Catequese

As catequeses presenciais deverão ser retomadas a partir do dia 5 de abril, seguindo os mesmos ritmos das escolas e os procedimentos que já antes se seguiam de distanciamento e higienização.
Informamos, a este respeito, que já foram marcadas algumas datas de festas da catequese, embora dependentes do evoluir da situação (sempre às 16h30):

Visita Pascal

Não será ainda este ano que poderá realizar-se de casa em casa o Anúncio de Cristo Ressuscitado, também conhecido por Visita Pascal. Ainda assim, será feito de carro com a cruz, pelas ruas quase todas da paróquia.
No ano passado, testou-se essa modalidade, mas reconheceu-se que o veículo circulava demasiado depressa e foram apenas percorridas as estradas principais, pelo que muita gente não chegou a ver essa passagem. Assim, este ano, aumentou-se o tempo disponibilizado para a visita a 3 tardes de domingo, estendeu-se o percurso a mais ruas e será feito em ritmo mais lento, embora sem paragens e com o conselho a cada família permanecer à porta, janela ou varanda de sua casa, evitando ajuntamentos de pessoas.
Assim, embora possa haver alguns ajustes nos horários, esta é a previsão de percurso e horário de início de cada troço:

Festas “adiadas”

Quanto às festas religiosas que se realizam habitualmente no Verão, embora ainda não haja certezas, o mais certo é que não possam ainda acontecer com os tradicionais arraiais. Assim, para já, o Conselho Pastoral adianta que apenas poderá autorizar-se a realização de Missa campal e a passagem da imagem do padroeiro num carro pelas ruas, sem procissão. Poderá, ainda, fazer-se a eventual venda de refeições ou outros artigos “ao postigo” ou em regime de “take away”. Tudo isto, sempre cumprindo todas as regras de distanciamento e protecção que na altura estejam determinadas pelas autoridades de saúde.
Certo é que a festa paroquial da Santíssima Trindade, que ocorreria a 30 de Maio, não vai realizar-se. Tal como no ano passado, os mordomos terão uma Missa dedicada, na tarde desse domingo, devendo levar as suas ofertas em numerário e não em bolos.
A qualquer momento, estas determinações poderão mudar, seja para maior abertura, seja para renovadas restrições.

LMF

Domingo de Ramos já foi celebrado na nossa igreja
Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:
Exit mobile version