(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Teatro “Aljubarrota 1385” na Batalha

Teatro “Aljubarrota 1385” na Batalha

Com produção d’o Nariz, o espetáculo “Aljubarrota 1385” mostra os dias anteriores à Batalha de Aljubarrota e vai estar em cena no Largo Infante D. Henrique, na Batalha, nos dias 26 e 27 de Junho.

 “Aljubarrota 1385’’ procura reinventar a preparação cuidada do confronto que se avizinhava e de todos os movimentos fundamentais ao longo dos dois dias que antecedem a batalha, com base nas informações factuais mais credíveis.

É a inteligência, a coragem e a abnegação a um propósito maior do que a vida demonstrada nos mais pequenos atos por D. João I, pelo Condestável e seus companheiros que “Aljubarrota 1385” procura valorizar. Uma coragem física e moral e uma entrega que se estende a muitos outros cujo papel determinante na vitória das forças reunidas sob o estandarte do Rei é frequentemente esquecido ou memorizado: o povo de Porto de Mós ou o dos Coutos de Alcobaça, o seu Abade e uma pequena multidão de homens e mulheres que teceram ali um futuro todo novo para Portugal.

‘’É sobre a cadeia destes pequenos eventos, mais ou menos ignorados, vista de ambos os lados da barricada que o espetáculo se constrói. O momento da batalha desempenha aqui um papel menor, e a celebração da força bruta nenhum, dela sabemos, ou julgamos saber, já muita coisa. Mas se todos sabemos sobretudo como terminou, esquecemos frequentemente como foi a vitória alcançada nela que modelaram, até hoje, este território e este país.
O que a nós nos interessa em “Aljubarrota 1385” é exatamente aquilo sobre o qual, como coletivo, menos sabemos.’’

Fonte: www.facebook.com/onariz.teatro

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.