Publicamos as candidaturas pela ordem que terão no boletim de voto. As listas têm apenas os candidatos efectivos. Os textos e imagens foram enviados pelas candidaturas.
Questões
1. Duas áreas prioritárias do seu programa para o Município.
2. Dois projectos concretos que irá realizar ou defender.
3. Duas coisas que gostaria de mudar no executivo municipal.
4. Duas razões para os golpilheirenses votarem na sua equipa.
.
CDS-PP

1.
As duas áreas prioritárias do programa do executivo são a Economia e a Acção Social. Economia, porque é imperioso concretizar as duas zonas industriais: São Mamede e a ampliação da Jardoeira, projectos adiados há vários anos e que condicionam o desenvolvimento do Concelho. Na acção social, vamos identificar, conhecer e acompanhar as situações mais vulneráveis. Ninguém ficará para trás. Pretendemos rever o regulamento de bolsas de estudo para alunos de famílias carenciadas, de forma a garantir melhores condições. Pretendemos rever o regulamento de concessão de apoios sociais aos Bombeiros Voluntários, assim como devolver parte do IRS às famílias.
2.
Dois projectos que serão farol do mandato: concepção de um estudo para a criação da marca territorial da Batalha, que promova todo o Concelho em termos turísticos e de potencial económico. O segundo projecto será a criação do polo cultural nas instalações do IVV, que contemple vários espaços, desde um auditório, uma biblioteca e arquivo municipal a um espaço para exposições.
3.
Gostaria que houvesse maior participação dos munícipes nas reuniões de câmara, em que se discutem temas estruturantes para o Concelho, nem que para isso se altere o horário da reunião para o fim do dia. Outra ideia é ter um horário anunciado para receber munícipes sem marcação prévia.
4.
A equipa CDS-PP / Independentes é composta por pessoas com experiência de vida e experiência autárquica. Os três primeiros candidatos já deram provas da acção e atitude perante a gestão da causa pública. A segunda razão é porque temos na equipa uma filha da terra em lugar elegível: Joana Vieira.
Lista
- 1 – Ana Rita A. Costa e Silva Calmeiro
- 2 – Rosa Maria A. Costa Abraul de Sousa
- 3 – Carlos Emanuel Oliveira Repolho
- 4 – Patrícia Leal Rito
- 5 – Joana Pereira Vieira
- 6 – Fernando Guerra de Jesus Bastos
- 7 – Abílio Reis Oliveira
PSD

1.
A habitação e o apoio às famílias. Vamos criar mais áreas de construção e disponibilizar terrenos para jovens e famílias poderem construir casa. Teremos medidas para todos: devolução do IRS, aumento do incentivo à natalidade, plano de saúde gratuito para todos e dinamização da Academia Sénior e do programa “Mova Sénior”.
2.
Oferta de um plano municipal de saúde gratuito para todos e a ampliação da Zona Industrial da Jardoeira, que permitirá atrair novas empresas, gerar emprego e valorizar o território. Ambos os projectos são urgentes e prioritários.
3.
Quero acabar com a falta de execução que marcou os últimos anos e devolver dinamismo à Câmara. É urgente mudar o modelo de governação: mais rigor, mais proximidade e uma verdadeira equipa ao serviço das pessoas.
4.
Os golpilheirenses podem confiar em nós, porque temos uma equipa com energia, experiência autárquica, provas dadas e uma enorme vontade de trabalhar. Contamos com pessoas como Cíntia Silva, Carlos Henriques, Nuno Almeida, Célia Ferreira e o Cesário Santos: batalhenses com trabalho feito, dedicação e espírito de missão ao serviço da comunidade.
Lista
- 1 – André Emanuel Bento Sousa
- 2 – Nuno Augusto Silva Almeida
- 3 – Cíntia Manuela da Silva
- 4 – Célia Maria Cunha Ferreira
- 5 – Carlos Alberto de Oliveira Henriques
- 6 – Vanda Patrícia Fino Carreira
- 7 – Cesário Rodrigues dos Santos
CDU

1.
A defesa da Escola Pública inclusiva e de qualidade contará com apoio da CDU a todas as escolas públicas. A CDU é firme defensora duma rede pública de creches e cabe ao governo central cumprir com este desígnio. O movimento associativo, bem como outras entidades que servem o Concelho, contarão também com o apoio permanente dos eleitos da CDU.
2.
Promessa, para a CDU, é uma palavra vaga; a CDU assume compromissos. O trabalho que se dispõe a desenvolver será na área da limpeza urbana. Nesse sentido, a municipalização desse serviço será uma mais-valia; está mais que visto que só por esse caminho teremos um concelho mais limpo e ambientalmente mais sólido.
A criação de uma rede de transportes públicos, que sirva os interesses de todos os batalhenses. Nessa criação irá prevalecer a escolha dos munícipes sobre como e quando se querem deslocar.
3.
Para a CDU, a mudança no executivo da Câmara deverá ser no caminho de cada pelouro envolver os munícipes com a sua auscultação permanente; só assim será possível uma governação que sirva as populações.
Os eleitos da CDU pugnarão por um policiamento de proximidade. Para a CDU, o policiamento deve ter um papel preventivo. Em democracia, as forças de segurança têm de ser o garante da legalidade democrática e nunca instituições postas ao serviço de agendas obscuras.
4.
A primeira razão para os golpilheirenses votarem na CDU é a certeza de que terão uma equipa sempre disponível, dentro das competências da Câmara, para a resolução dos problemas que os afectam no dia-a-dia. A segunda é o compromisso de muito trabalho, honestidade e competência.
Lista
- 1 – Vítor José Patrício Soares de Sousa
- 2 – José Joaquim Filipe Valentim
- 3 – Maria Filomena Rebelo Ferreira Lima
- 4 – Pedro Jorge Vale da Serra Seixas
- 5 – Armando Pedro Matias Ceiça
- 6 – Neuza Cristiana Ferreira Fortunato
- 7 – António Freitas Brasileiro
IL

1.
A nossa prioridade é garantir habitação acessível para jovens e famílias da Batalha, com mais solo urbanizável, lotes prontos a construir e licenciamento rápido, e reforçar a segurança e qualidade de vida, com mais policiamento de proximidade e iluminação em todas as freguesias, incluindo a Golpilheira.
2.
Vamos criar lotes municipais com projectos pré-aprovados, infra-estrutura concluída e burocracia tratada, reduzindo custos e prazos para quem quer viver no Concelho. Em paralelo, avançaremos com o reforço da rede de creches, com critérios de acesso que priorizem quem vive ou trabalha na Batalha há mais de 3 anos, para apoiar as famílias desde o início.
3.
Queremos uma Câmara mais rápida e transparente, que publique prazos e dados de execução, e que descentralize decisões, dando às freguesias mais meios e autonomia para resolver problemas locais sem depender da sede da vila.
4.
Porque trazemos propostas concretas para fixar população na Golpilheira, com mais habitação, transportes e ligação ao centro da Batalha, e porque garantimos igualdade na distribuição de recursos, para que a Golpilheira deixe de ser tratada como freguesia de segunda. Além disso, reforçar a rede de contentores de lixo, aumentar a cadência de recolhas e criar um ponto de recolha de resíduos que esteja aberto fora do horário laboral, onde as pessoas podem ir colocar equipamentos, resíduos das obras ou as limpezas de jardins. Estas são duas prioridades para a freguesia da Golpilheira.
Lista
- 1 – Dário Rafael Pinto Florindo
- 2 – Rui Filipe Bernardo Sampaio Baptista
- 3 – Inês Nunes Novo
- 4 – Edgar Carreira Remédios
- 5 – Tânia Filipa Oliveira Santos
- 6 – Susana Maria Lopes Augusto
- 7 – Diogo Lespagnol Fernandes
Chega

1.
Proteger a Batalha – A Batalha enfrentará grandes desafios no futuro próximo e temos de estar preparados para os superar. Refiro-me a questões de segurança e criminalidade, que já são muito críticas em concelhos vizinhos. Queremos limitar o número de atestados de residência por habitação, de forma a evitar situações de grande pressão social.
Desenvolver a Batalha – O nosso projecto tem previsto a criação de condições favoráveis ao desenvolvimento da habitação, que passa por disponibilizar projectos-tipo pré-aprovados e simplificar os processos para a reabilitação urbana.
2.
Neste mandato, pretendemos desenvolver um parque de campismo em São Mamede, criando um novo mercado de turismo na Batalha e revitalizar o actual Centro de Saúde, passando a acolher a Biblioteca Municipal.
3.
É necessário aumentar a transparência das contratações e adjudicações camarárias; é também muito importante aproximar o executivo camarário das pessoas, fazendo-se um mandato de proximidade.
4.
A Golpilheira, financeiramente, é uma freguesia muito dependente do município da Batalha e, durante a sua história, já esteve à mercê da boa vontade do executivo camarário, principalmente quando a junta e a câmara são de “cores” diferentes. Com o Partido CHEGA no executivo camarário, esses comportamentos não terão lugar e daremos especial atenção ao desenvolvimento da Golpilheira.
Lista
- 1 – Joel dos Reis Lopes Esperança
- 2 – Telmo José Barca de Sousa Barros
- 3 – Carina Ascenso Francisco
- 4 – Sergio Manuel Santos Simões
- 5 – Márcio Filipe Pereira Moura
- 6 – Paula Cristina Carvalho da Fonseca
- 7 – Eduardo da Silva Marcelino
BTMI

1.
Reforçar a economia, com o Hub Tecnológico e o processo de ampliação das Zonas Industriais que retomámos em 2022, depois de anos sem evolução; continuar a investir na Educação e Juventude, porque só com escolas modernas e jovens valorizados teremos um concelho preparado para o futuro e uma Câmara mais moderna e próxima, que comunique e responda com eficácia aos desafios do dia-a-dia daqueles que a ela recorram.
2.
– Conclusão do Novo Centro de Saúde da Batalha, garantindo mais valências, naquela que é a maior obra própria, de sempre, da Câmara.
– Ampliação do Centro Escolar da Batalha, regenerar as escolas do 1.º ciclo (Quinta do Sobrado e Rebolaria em execução) e lançar a Quinta Pedagógica.
– Conclusão do Parque Verde na Golpilheira: espaço de lazer e de valorização ambiental.
– Desenvolver o Parque Verde do Reguengo do Fetal, com piscina e relvado para futebol, transformando-o num polo desportivo e de turismo da natureza.
– Concretizar a expansão da Vila da Batalha, com uma nova centralidade urbana com mais habitação e Parque Verde junto ao rio, reforçando a ligação à natureza, nascendo o novo polo cultural nos antigos depósitos do IVV, com Biblioteca, Auditório e espaço para artes.
3.
Modernização administrativa, com melhores serviços e atendimento, simplificação de processos e uso de inteligência artificial para respostas rápidas e eficazes.
4.
– Representamos a experiência e a estabilidade que a Batalha precisa, afastando extremismos e inexperiência.
– Temos projetos transformadores – da habitação à saúde, da modernização administrativa ao turismo, da regeneração urbana ao lazer – que vão tornar a Batalha numa terra de futuro, com ainda mais qualidade de vida e orgulho para todos.
Lista
- 1 – Raul Miguel de Castro
- 2 – Nuno Alexandre Matos dos Santos
- 3 – Ângela Filipa Lopes Amaro
- 4 – Joana Sofia Vieira Gonçalves
- 5 – João Pedro Carreira Silva
- 6 – Inês Catarina Rebelo Conceição
- 7 – Maria Luísa Carreira Monteiro Jorge
…
