Site icon Jornal da Golpilheira

Golpilheira no Festival de Folclore na Praia dos Marretas

Integrado nas Festas da Sardinha, decorreu no dia 26 de Julho o festival de folclore organizado em parceria por dois dos grupos do concelho de Ovar, “As Varinas de Ovar” e “As Morenitas de Torrão da Lameira”, representantes da região Vareira. Além destes agrupamentos, estiveram presentes o rancho “As Lavadeiras do Vale do Lena” do Centro Recreativo da Golpilheira (Alta Estremadura) e o Rancho Folclórico Salvador do Monte (Amarante, Douro Litoral).

Antes do início, teve lugar a habitual troca de lembranças, com a presença em palco dos representantes da União de Freguesias e da Câmara Municipal de Ovar, da Federação do Folclore Português e dos ranchos organizadores. Nas suas breves e objectivas intervenções, foi comum salientarem o bom ambiente que se vive entre os grupos folclóricos do concelho de Ovar, conforme ficou patenteado nesta organização conjunta. Apesar de, por vezes, existirem algumas divergências, elas ultrapassam-se e esquecem-se nestas alturas.

Não é todos os dias que se realiza um festival de folclore com um palco na areia, tendo como pano de fundo o azul da imensidão do mar. Todos os grupos intervenientes representaram nesta Praia dos Marretas, com grande sensibilidade, alegria e naturalidade, as danças, cantares, usos e costumes de cada uma das suas regiões de origem.

No final, realizou-se um convívio entre os elementos de todos os grupos presentes. A ementa, como não podia deixar de ser, foi a saborosa sardinha assada com broa, acompanhada por bom vinho e outras bebidas.

São dias como estes que alimentam e catalisam todos aqueles que amam o folclore, para continuarem a preservar os usos e costumes dos nossos antepassados, defendendo assim a nossa identidade, que é única. Parabéns aos organizadores.

Manuel Carreira Rito

Ver foto-reportagem

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:
Exit mobile version