(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Golpilheira no Festival de Folclore na Praia dos Marretas

Golpilheira no Festival de Folclore na Praia dos Marretas

Integrado nas Festas da Sardinha, decorreu no dia 26 de Julho o festival de folclore organizado em parceria por dois dos grupos do concelho de Ovar, “As Varinas de Ovar” e “As Morenitas de Torrão da Lameira”, representantes da região Vareira. Além destes agrupamentos, estiveram presentes o rancho “As Lavadeiras do Vale do Lena” do Centro Recreativo da Golpilheira (Alta Estremadura) e o Rancho Folclórico Salvador do Monte (Amarante, Douro Litoral).

Antes do início, teve lugar a habitual troca de lembranças, com a presença em palco dos representantes da União de Freguesias e da Câmara Municipal de Ovar, da Federação do Folclore Português e dos ranchos organizadores. Nas suas breves e objectivas intervenções, foi comum salientarem o bom ambiente que se vive entre os grupos folclóricos do concelho de Ovar, conforme ficou patenteado nesta organização conjunta. Apesar de, por vezes, existirem algumas divergências, elas ultrapassam-se e esquecem-se nestas alturas.

Não é todos os dias que se realiza um festival de folclore com um palco na areia, tendo como pano de fundo o azul da imensidão do mar. Todos os grupos intervenientes representaram nesta Praia dos Marretas, com grande sensibilidade, alegria e naturalidade, as danças, cantares, usos e costumes de cada uma das suas regiões de origem.

No final, realizou-se um convívio entre os elementos de todos os grupos presentes. A ementa, como não podia deixar de ser, foi a saborosa sardinha assada com broa, acompanhada por bom vinho e outras bebidas.

São dias como estes que alimentam e catalisam todos aqueles que amam o folclore, para continuarem a preservar os usos e costumes dos nossos antepassados, defendendo assim a nossa identidade, que é única. Parabéns aos organizadores.

Manuel Carreira Rito

Ver foto-reportagem

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.