(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Como escolher o melhor empreiteiro para renovar a sua casa?

Como escolher o melhor empreiteiro para renovar a sua casa?

Por mais “jeito” que tenha para trabalhos manuais, a renovação da sua casa é um assunto sério que exige que coloque em campo os profissionais mais capacitados, especialmente se estivermos a falar de renovações que envolvam mexer na parte estrutural, no sistema elétrico ou nas canalizações.

O profissionalismo, a rapidez e a segurança que a entrega das obras de renovação de sua casa a um empreiteiro lhe vai trazer só será, verdadeiramente, efetiva se a escolha for feita de forma correta.

Nesse sentido, se não sabe como escolher o melhor empreiteiro para renovar a sua casa, nós damos-lhe uma mão, ou melhor, sete mãos. Venha connosco!

Como escolher o melhor empreiteiro para renovar a sua casa?

Para escolher o empreiteiro que melhor sirva os seus interesses, tome nota destas 7 dicas:

1 – Verifique o histórico do empreiteiro

A credibilidade e experiência do empreiteiro são fatores de extrema importância, por isso, antes de entregar a obra, tente recolher o maior número de informações sobre o profissional em causa.

De modo a facilitar o seu trabalho, peça o portefólio de obras executadas ao empreiteiro e procure relatos de experiências com essa empresa junto de amigos e conhecidos.

Além disso, procure verificar se a empresa em questão tem uma estrutura organizada e sede física onde se possa deslocar para tratar de algum problema que possa surgir.

2 – Verifique se a empresa tem alvará

Todas as empresas de construção são obrigadas a terem um alvará passado pelo IMPIC (Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção). Na prática, este alvará certifica e agrupa as construtoras em categorias em função das suas competências e dimensão da obra ajudando, deste modo, a que o processo de contratação seja o mais transparente possível para os consumidores e para as autoridades de fiscalização.

De igual modo, o alvará também servirá para saber se a empresa em causa tem as suas obrigações fiscais regularizadas.

3 – Desconfie de preços muito baixos

O orçamento será sempre uma das partes mais importantes do processo de renovação de sua casa, especialmente se tiver de apresentar um documento deste tipo para pedir um crédito obras, como aquele que o Credibom lhe oferece, para financiar a renovação.

Por isso, ainda que esteja a tentar cortar nos custos, desconfie sempre de um empreiteiro que lhe apresente orçamentos muito baixos, já que isto pode indicar uma tentativa de fraude, a utilização de materiais de qualidade duvidosa, a inexistência de seguros e o incumprimento de requisitos de legais de segurança.

4 – Tenha em atenção os seguros

Quando estamos a falar de obras de construção ou renovação de uma casa, as empresas construtoras são obrigadas, por lei, a terem um seguro de acidentes de trabalho que proteja os trabalhadores e um seguro de responsabilidade civil cujo objetivo seja o de cobrir eventuais acidentes e danos a terceiros.

Para além de ser de extrema importância para trabalhadores e terceiros, a existência destes seguros vai protege-lo enquanto dono da obra, já que se ocorrer algum acidente e a empresa não tiver estes seguros, você também poderá ser responsabilizado.

5 – Desconfie de empreiteiros que não apresentem um contrato

As “palavra de honra” e “apertos de mão” não servem quando está em causa um assunto tão importante e dispendioso quanto uma obra, por isso, quando estiver em negociações com um empreiteiro, exija a apresentação dos seguintes documentos:

  • Contrato de obra;
  • Mapa das quantidades estimadas para a execução da obra:
  • Plano de pagamento com a calendarização bem discriminada de todos os pagamentos a efetuar.
6 – Peça orçamentos pormenorizados

Para comparar preços, peça sempre orçamentos pormenorizados às empresas de construção que têm em vista executar as obras de renovação de sua casa.

A par de outras coisas, como os impostos, este orçamento deve listar todos os serviços que serão necessários ao longo da obra e as quantidades de materiais a utilizar.

7 – Atenção à garantia

De acordo com a lei, todas as obras têm uma garantia obrigatória de 5 anos que começa a contar a partir do momento em que o empreiteiro conclui os trabalhos.

Se, ao longo deste período, detetar algum defeito na obra, deverá comunicar o facto, por escrito, ao empreiteiro, devendo este proceder aos trabalhos de eliminação das falhas sem qualquer custo para si.

.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.