“Enquanto as principais actividades no concelho da Batalha se têm tornado essencialmente industriais, importa que os Bombeiros da Batalha tenham capacidade de combater incêndios nestas indústrias”, afirmou Jorge Novo, presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Batalha, no passado dia 23 de Março, por ocasião da apresentação e bênção de três novas viaturas para a corporação.
A mais importante foi, precisamente, uma viatura pesada para combate a incêndios industriais ou urbanos, uma lacuna dos Bombeiros da Batalha, adquirida na sequência de uma campanha iniciada no ano passado junto das empresas concelhias. Em 2023 foi adquirido um veículo-tanque de grande capacidade de água, que foi transformado para este efeito, com a colocação de motobomba de elevado débito e monitor de projecção de água. Este camião terá a designação VALE02 (Viatura de Apoio Logístico Especial) e vem aumentar a capacidade de resposta em diferentes cenários de incêndios, sendo uma importante mais-valia na capacidade de resposta.
Também durante o ano de 2023, chegaram duas viaturas para transporte de doentes: uma viatura nova de 7 lugares, oferecida pela Caixa Agrícola da Batalha, e outra eléctrica, em resultado de um concurso do Crédito Agrícola para o qual a corporação batalhense obteve a votação do público. “Estas duas novas viaturas permitem aumentar a capacidade de resposta de transporte de doentes com veículos mais económicos”, refere o presidente da associação.
No dia da apresentação pública, foi feita uma demonstração das capacidades do VALE02, seguindo-se uma pequena confraternização entre bombeiros e algumas das entidades patrocinadoras destes veículos.
Pingback: 28 de Abril: Bombeiros Voluntários da Batalha celebram 46.º aniversário na Golpilheira - Jornal da Golpilheira