Publicamos as candidaturas pela ordem que terão no boletim de voto. As listas têm apenas os candidatos efectivos. Os textos e imagens foram enviados pelas candidaturas.
Questões
1. Dois aspectos mais positivos da freguesia na actualidade.
2. Dois aspectos mais negativos da freguesia na actualidade.
3. Duas áreas prioritárias do seu programa para a freguesia.
4. Dois projectos concretos que irá realizar ou defender.
5. Duas coisas a melhorar no executivo da freguesia.
6. Duas razões para os golpilheirenses votarem na sua equipa.
CDS-PP


1.
Muito positivo na Freguesia é o trabalho efectuado pela colectividade (CRG), de agregação da comunidade num espírito de convívio e partilha das várias gerações de golpilheirenses.
Positivo nos últimos quatro anos: pavimentação e correcção da Estrada de Bico Sacho, que era uma necessidade há muito identificada.
2.
Identificamos como preocupante o estado de abandono na manutenção do Cemitério e a consequente imagem de degradação, que não dignifica a memória dos nossos antepassados e familiares aí sepultados.
Ainda anotamos como negativo o estado de degradação a que chegou a estrada principal da freguesia.
3.
Prioritário na actuação da equipa candidata pelo CDS será a manutenção e limpeza dos espaços públicos, não só onde todos os dias passamos, mas em todos os lugares. Temos de ter orgulho e brio no espaço público da nossa Freguesia.
A prioridade seguinte será a correcção e pavimentação da rede viária principal da Freguesia.
4.
Nos próximos quatro anos defenderemos mais do que dois projectos, a saber:
– Estudar e mediar junto do Centro Recreativo e da Câmara Municipal a possibilidade de reaproveitamento do espaço do Campo das Barrocas, de forma a que o mesmo seja convertido em espaço urbano (ex: programa de habitação jovem), para que deixe de estar ao abandono.
– Defender junto do Município a necessidade de reaproveitamento do espaço do “antigo centro de saúde” para um polo da Academia Sénior ou um centro de actividades.
– Propor a criação de uma comissão de proprietários do vale do rio Lena, para que seja estudada a rentabilização do espaço com recurso às novas formas de energia.
– Dinamizar o novo parque na margem do Lena, defendendo a manutenção da limpeza do rio, de forma a que se possa usufruir do mesmo.
5.
A nossa equipa entende que a Junta de Freguesia deve estar ao serviço de todos e nos momentos e situações em que mais úteis somos aos fregueses. Assim, entendemos que os golpilheirenses precisam de menos serviços de secretaria e mais trabalhos de rua. Neste objectivo de serviço de proximidade, pretendemos num dia por semana que o horário de atendimento ao público seja até as 19 horas.
6.
A equipa candidata pelo CDS-PP é composta por gente humilde, trabalhadora, credível, com experiência de vida em todas as áreas; não aparecemos apenas no período de eleições, vivemos a nossa freguesia todos os dias, com alegria e vontade de ver as pessoas com motivos para sorrir e serem felizes. A Golpilheira é a nossa casa comum e propomo-nos a cuidar dela como cuidamos da nossa casa.
Lista
- 1 – Joaquim Monteiro Filipe Vieira
- 2 – M.ª Helena Pimparel Ribeiro Guerra
- 3 – Joaquim Manuel da Cruz Bagagem
- 4 – Gabriel Marques da Silva Vieira
- 5 – Ana Paula Lucas
- 6 – Luís Ricardo da Silva Monteiro
- 7 – Samuel Lopes Moniz
- 8 – Sara Alexandra Rodrigues Carreira
- 9 – Joaquim Luis F. Antunes Vieira
PSD


1.
A Golpilheira é conhecida como “a aldeia que nunca dorme” ou “o centro do mundo”; e com razão. O maior património da freguesia são as suas pessoas: dedicadas, dinâmicas e unidas. O dinamismo do CRG, das comissões da igreja, das associações de pais e de outros grupos comunitários mostra a força de uma terra com identidade própria e espírito de iniciativa.
2.
Os investimentos estruturais continuam adiados, como o Centro de Dia/Convívio e o parque de merendas. A isso soma-se a falta de atenção ao espaço público: há passeios e bermas por cuidar, caixotes do lixo insuficientes ou mal colocados e zonas com fraca iluminação. A Golpilheira merece mais cuidado.
3.
Uma prioridade é ter espaços públicos cuidados: garantir limpeza e manutenção do cemitério, fontanários, lavadouros, arruamentos e mobiliário urbano.
Outra prioridade será o apoio à educação: reforçar os recursos das escolas e ATL da freguesia, valorizando quem cuida e educa os nossos.
4.
Um projecto concreto será o Centro de Convívio Sénior: reconverter a antiga Extensão de Saúde num espaço vivo para os seniores, com actividades culturais, recreativas e desportivas.
Outro será um depósito de monos: criar, em terreno da freguesia, um local de depósito para monos, resíduos de construção e matéria orgânica resultante da limpeza de terrenos.
5.
Durante quatro anos, a Junta funcionou mais como um balcão de desculpas do que como um motor de soluções. Mesmo com um orçamento limitado, é possível fazer muito mais: com iniciativa, planeamento e vontade política. Defendemos uma Junta mais proactiva, que vá à procura de apoios externos e que não fique à espera que tudo venha da Câmara.
6.
Temos uma equipa apaixonada e conhecedora da terra e das suas pessoas. Por outro lado, somos uma equipa de trabalho: queremos sair do gabinete e estar junto de quem servimos, os golpilheirenses.
Lista
- 1 – José Augusto Patrício Ferreira
- 2 – Eduardo A. M. Prior de Almeida
- 3 – Sandra Cristina de Jesus Pinheiro
- 4 – José Guerra da Silva
- 5 – Artur Jorge Henriques Monteiro
- 6 – Maria Inês Paraíso Vieira
- 7 – Vítor Manuel Monteiro dos Santos
- 8 – Maurício Fernandes da Silva
- 9 – Cristina Isabel Pragosa Lucas
BTMI


1.
Está a ser muito positiva a requalificação do Centro Cívico da Golpilheira, um projecto de rejuvenescimento que valoriza o coração da freguesia e reforça o sentimento de pertença e orgulho de toda a comunidade.
O mesmo se passa com a criação do novo parque verde junto ao rio, um espaço de lazer em breve disponível a todos os residentes e que convida também todo o Concelho a usufruir do espaço e a desfrutar de um ambiente natural e acolhedor.
2.
– Combater a falta de civismo no depósito de lixo, com resíduos frequentemente deixados fora dos ecopontos, o que compromete fortemente a imagem e higiene da freguesia.
– A dificuldade da Junta de Freguesia em manter, como gostaria, todas as ruas limpas, devido à escassez de recursos humanos e materiais, limitando a resposta regular em todas as zonas da freguesia.
3.
Uma prioridade será colocar as pessoas no centro das decisões. Queremos investir na formação cívica e prática para enfrentar situações de crise, sejam elas provocadas por fenómenos naturais, problemas de saúde pública ou emergências do dia a dia.
Outra prioridade, apesar dos recursos limitados, será o empenho em melhorar a frequência e eficácia da limpeza na freguesia. Este é o nosso compromisso para o próximo mandato: queremos uma freguesia mais limpa e mais cuidada.
4.
Temos dois projecto em mente: a ampliação do Pavilhão da Golpilheira e o desenvolvimento de um parque multiusos junto ao Pavilhão.
5.
Vamos tentar incentivar a participação da população nas reuniões do executivo da Junta de Freguesia e nas Assembleias de Freguesia, para que a gestão dos assuntos comuns envolva mais golpilheirenses e seja mais adequada às suas necessidades.
6.
Podem votar em nós com confiança, porque somos a equipa que está actualmente na Junta, com trabalho feito, obras visíveis e compromisso e disponibilidade constante para com a população.
Na mesma linha, porque somos a equipa mais preparada para continuar a conduzir com responsabilidade, seriedade e eficácia os destinos da nossa freguesia, enfrentando desafios com competência e colocando sempre as pessoas em primeiro lugar.
Lista
- 1 – José Carlos dos Reis Ferraz
- 2 – Sandra Isabel Soares Alves
- 3 – Vasco Nuno Silva Henriques
- 4 – Ana Margarida Leal Ferreira
- 5 – Rui Pedro da Silva Nazário
- 6 – Ana Jéssica Rito Caseiro
- 7 – David Luis Santos Ribeiro
- 8 – Célia Maria Pereira Capitão
- 9 – Nuno Miguel da Costa Monteiro
…

Pingback: Editorial 293: É escolher… - Jornal da Golpilheira