(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>”7 Maravilhas Naturais de Portugal”

>”7 Maravilhas Naturais de Portugal”

>Batalha candidata Grutas da Moeda e o Maciço Calcário Estremenho

Celebra-se em 2010 o Ano Internacional da Biodiversidade, motivo que levou a empresa “New 7 Wonders Portugal” a lançar o concurso para eleição das “7 Maravilhas Naturais de Portugal”. Pretende-se sensibilizar os portugueses para a necessidade de preservar o património natural do País, reforçando um movimento ambientalista que cresce a nível global e pretende ser uma referência no contributo para a sustentabilidade ambiental.
De facto, esta eleição antecipa a campanha mundial para eleger as “7 Maravilhas da Natureza”, em 2011, sendo por isso um projecto pioneiro, que coloca os olhos do mundo nas imensas belezas naturais de Portugal. Segundo Bernard Weber, criador deste movimento global e presidente da “New 7 Wonders Foundation”, divulgar e preservar o património natural é hoje uma prioridade a nível mundial, pois “se queremos salvar alguma coisa, primeiro precisamos de saber apreciá-la realmente”.
O Município da Batalha apresentou duas candidaturas a concurso, as Grutas da Moeda e o Maciço Calcário Estremenho. Segundo nota da autarquia, “esta selecção leva em linha de conta a importância que apresentam no contexto natural da região, bem como o seu enorme valor turístico”.
Quanto às Grutas da Moeda, enfatiza-se na candidatura o facto de estas formações calcárias serem consideradas as mais belas de Portugal, constituídas por calcários micríticos das Serras de Aire a partir dos quais se podem observar estalagmites e estalactites únicas.
Já na candidatura do Maciço Calcário Estremenho, que envolve institucionalmente o Município de Porto de Mós, a candidatura evidencia que esta mancha de relevo representa a mais importante zona calcária de Portugal, abrangendo as Serras de Aire e Candeeiros e os planaltos de Santo António e de São Mamede. Na explicação formulada, é ainda apontado que o substrato calcário corresponde ao elemento fundamental da paisagem, sendo possível observar diversos valores naturais, designadamente geomorfológicos, que resultam de processos de dissolução das rochas na água, em sequência de uma permeabilidade elevada, tais como: grutas, algares, escarpas, campos de lapiás, vales secos, polje, dolinas, entre outros.
Para votar, os interessados devem visitar o site www.7maravilhas.sapo.pt e seleccionar as respectivas categorias. As votações decorrem de Março a Setembro.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.