(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
“O Mundo dos Dinossauros” na Exposalão até Junho

“O Mundo dos Dinossauros” na Exposalão até Junho

Vem aí a invasão!

A 31 de Março, chega à Batalha “O Mundo dos Dinossauros”, a maior exposição da Europa dedicada a este tema, organizada pela empresa Between Planets, que tem somado êxitos de visitantes nos locais por onde tem passado. O espaço escolhido para acampamento destes enormes ex-habitantes do nosso planeta foi a Exposalão, onde se manterá até ao dia 3 de Junho.

A mostra, de grande valor científico e pedagógico, aborda os conceitos fundamentais da evolução do animal no planeta Terra ao longo de centenas de milhões de anos, apresentados de uma forma lúdica e didáctica. Será uma oportunidade para os visitantes poderem ver bem de perto os grandes répteis do “Parque Jurássico”, como os temíveis Velociraptors, Oviraptor e T-Rex, ou outros mais simpáticos e enormes, como o Braquiossauro, para além da enorme riqueza paleontológica existente actualmente e dos seus principais achados.
Portugal é um país com grandes tradições na descoberta e preservação de fósseis de dinossauro e conta-se entre os sete países do mundo que apresentam o maior género de dinossauros, num total de vinte e cinco. Aliás, esta é uma das zonas mais ricas do País na ligação à existência dos dinossauros, com diversos vestígios já encontrados na nossa região, em especial na zona de Fátima.
Extintos há milhões de anos, os dinossauros dominaram o planeta como criaturas imponentes e demolidoras. Os primeiros fósseis descobertos no século XIX pelos paleontólogos permitiam reunir esqueletos completos que hoje integram as mais ricas colecções de muitos museus de todo o mundo. Figuras incríveis, os dinossauros continuam a ser as maiores atracções não só nos museus mas, também, em exposições como esta.
A exposição estará aberta todos os dias (de semana, das 10h00 às 18h00, e aos fins-de-semana, das 10h00 às 20h00) e funciona em condições especiais para escolas e famílias.
Info: www.omundodosdinossauros.com

Cinco áreas temáticas

• Estúdio de Cinema – Aqui inicia a visita, com a projecção de um pequeno documentário sobre a vida e extinção dos dinossauros, como ponto de partida para “o regresso ao passado”.

• Galeria de Fósseis – Depois de passar por um cenário de escavação paleontológica e por um laboratório, neste espaço o visitante vai poder ver centenas de peças representativas de ossadas, dentes, garras e muito outro elementos, como três esqueletos completos de dinossauros, incluindo um esqueleto de 10 metros de um Yangchuanossauro.

• Exposição de Dinossauros – Com cenários que recriam florestas, desertos, bordas de rio, cascatas e zonas de vegetação densa, numa conjugação de elementos e despertar de sentidos, as figuras reagirão com movimento e som à presença dos visitantes o que tornará a visita mais dinâmica.

• Atelier de Paleontologia / Espaço Criança – Já perto do fim e depois de verem os dinossauros em acção, os visitantes são convidados a agirem como paleontólogos e a descobrirem as ossadas de alguns exemplares; os mais novos são convidados a darem largas à sua grande imaginação.

• Loja – O espaço final da exposição é a oportunidade de levar para casa uma recordação desta visita fantástica, continuando em casa e na escola a brincar e a aprender a história do planeta com os dinossauros.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.