(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Eventos pela região…

>Eventos pela região…

>“Os Produtores” em Leiria
Trata-se de um musical da Broadway que bateu todos os recordes de bilheteira, receitas e prémios. Escrito por Mel Brooks em 1968, foi nesse ano lançado em filme pelas mãos do próprio realizador. Três décadas depois, é adaptado ao teatro e torna-se num fenómeno à escala mundial. Em 2005 é readaptado ao cinema, reforçando o seu sucesso, desta vez na sétima arte. Agora, é a vez de Portugal assistir ao musical mais premiado de sempre.
Leiria não vai ficar de fora, pois o Teatro José Lúcio da Silva acolhe, de 29 de Janeiro a 1 de Fevereiro, a pré-estreia deste musical, numa produção executiva de Pedro Costa e Gonçalo Castel–Branco e encenação de Cláudio Hochman, com interpretações de Manuel Marques, Miguel Dias, Rita Pereira, Pedro Pernas, Rui Mello, Rodrigo Saraiva e Custódia Gallego.
Info: http://www.osprodutores.blogs.sapo.pt/
ou http://www.teatrojlsilva.pt/

Leiria comemora Dia de Miguel Torga
Na sequência do I Colóquio sobre Miguel Torga em Leiria, realizado em 2 de Fevereiro de 2008, na esteira das comemorações do centenário do nascimento do escritor, a Junta de Freguesia de Leiria e a Delegação de Leiria da Fundação INATEL aceitaram o repto e uniram-se na criação do Dia de Miguel Torga em Leiria, a celebrar anualmente na data da sua libertação do Aljube, 2 de Fevereiro. Inicia-se este ano esta realização, dividida pelos dias 2 a 7 de Fevereiro.
No dia 2, segunda-feira, pelas 17h00, será descerrada uma lápide no edifício do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, junto ao Governo Civil de Leiria, onde esteve instalada a PSP e Miguel Torga foi detido por ordem da PVDE, em 1939. Serão aí lidos alguns textos do autor alusivos ao acontecimento. Pelas 18h00, será inaugurada na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira uma exposição sobre o escritor, em colaboração com a Casa-Museu Miguel Torga, que ficará patente ao público até 1 de Março.
No dia 7, sábado, a partir das 14h30, no auditório da Caixa Agrícola de Leiria, realizar-se-á o “II Colóquio sobre Miguel Torga em Leiria”: Susana Couceiro Santos mostrará uma apresentação multimédia denominada «Miguel Torga, uma força da natureza»; Sandra Duarte fará uma «Viagem pela Leiria cultural que Miguel Torga conheceu (1939-1941)»; Luís Martins Fernandes falará da «Leiria torguiana: no rasto de Eça e de Rodrigues Lobo»; José Cymbron exporá «Miguel Torga e Fernando Pessoa – Do Diário aos Poemas Ibéricos»; Alex de Carvalho defenderá que «E a vida venceu a morte em ‘O Senhor’». A sessão encerrará com uma animação poética, por Isabel Aragão, da Academia de Cultura e Cooperação de Leiria, a que se seguirá um período de debate e conclusões. Depois de uma pausa para jantar, terá lugar, no Teatro Miguel Franco, o espectáculo musical «Fazz», com entrada gratuita para os participantes na iniciativa.
Esta iniciativa tem apoio da Fundação Caixa Agrícola de Leiria, da Câmara Municipal de Leiria, da Casa-Museu Miguel Torga e da Região de Turismo Leiria-Fátima. As inscrições são limitadas e deverão ser dirigidas à Junta de Freguesia de Leiria (244827679 ou jfleiria@mail.telepac.pt) ou à delegação de Leiria do INATEL (244832319 ou del.leiria@inatel.pt).
Info: torgaemleiria.blogspot.com

IV Seminário para a Educação
A FERLEI – Federação de Pais e Encarregados de Educação de Leiria, em parceria com o Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra, realiza no dia 31 de Janeiro, pelas 09h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, o seu IV Seminário para a Educação. Destinado a pais, encarregados de educação, professores e restante comunidade, visa a recolha de contributos para a política educativa do País.
Info: info@ferlei.pt

“Tertúlias no Museu” em Fátima
O Museu de Arte Sacra e Etnologia dos Missionários da Consolata e a Junta de Freguesia de Fátima organizam as “Tertúlias no Museu”, nas últimas sextas-feiras de cada mês. Com convidados locais, regionais ou nacionais, que se destacam em várias áreas do saber, são ali debatidos temas relacionados com Fátima e também com aspectos culturais e patrimoniais. A próxima sessão realiza-se no dia 30 de Janeiro, pelas 21h00, sob o tema “O Património Artístico e Cultural da Igreja”, sendo convidado especial D. Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa.
Info: 249 539 470 ou http://www.consolata.pt/

“Plantas, Biodiversidade e Vida”
A Oikos – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria realiza, no dia 2 de Fevereiro, às 20h30, no Centro de Interpretação Ambiental, situado no jardim de Santo Agostinho, em Leiria, um colóquio subordinado ao tema “Plantas, Biodiversidade e Vida”. Os oradores são Jorge Paiva, da Universidade de Coimbra, que falará sobre “A biodiversidade e a vida”, e Luís António Ferreira, da OIKOS, que irá apresentar o tema “Plantas aromáticas e medicinais: uma experiência local”.
Info: http://www.cm-leiria.pt/

Exposições fotográficas no teatro
Está patente na sala de entrada do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, uma exposição de 16 fotografias de Luís Lobo Henriques, a preto e branco, de crianças de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Maldivas, Tailândia, Brasil e República Dominicana. No mesmo espaço, está patente outra exposição, apresentada pelo “olhares.com”, o maior sítio português de fotografia na internet. Fundado em 2003 com o objectivo de criar uma comunidade on-line de fotógrafos, celebrou os seus cinco anos com a edição de um livro com 95 fotos, seleccionadas entre as mais de um milhão residentes no sítio. Desse livro resultou esta exposição, composta por 20 fotos de autores portugueses e brasileiros. Estas mostras decorrem até Março, a visitar das 17h30 às 24h00.
Info: http://www.teatrojlsilva.pt/

Ricardina Silva expõe em Ourém
Está patente na galeria municipal de Ourém, entre os dias 7 e 24 de Fevereiro, uma exposição de pintura de Ricardina Silva, intitulada “Um pedaço de Mim”. As suas temáticas são diversas: paisagens, monumentos, profissões antigas, figura humana, entre outras. As paisagens e os monumentos são de alguns pontos do distrito, da região e do país, nomeadamente, Leiria, Batalha, Ourém, Caldas da Rainha, Torres Novas, Peniche, Óbidos, Nazaré, Caminha (Minho), etc. Pode ser visitada às terças-feiras das 14h00 às 18h00, e de quartas a domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Encerra quando há visitas guiadas ao castelo.
Info: http://www.cm-ourem.pt/

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.