(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Golpilheira bem representada em “Crianças ao palco”

Golpilheira bem representada em “Crianças ao palco”

O projecto “Crianças ao Palco”, criado pelos professores Paulo Sanches (direcção musical) e Sérgio Fernandes (coordenação pedagógica), ambos licenciados em Educação Musical, conta com mais de 20 anos de existência e tem sido desenvolvido e apresentado com o apoio de diferentes autarquias do distrito de Leiria, bem como do município de Oeiras.

Sob o lema “Educar a Cantar”, este projecto visa promover a prática vocal musical de crianças do 1.º ciclo do ensino básico, através da sua audição em contexto de sala de aula, como forma de aferir das aptidões vocais e performativas dos alunos e com o intuito de seleccionar as melhores vozes para a realização de um espectáculo final, exclusivamente cantado em português, no qual os finalistas são acompanhados por uma banda ao vivo e usufruem de um conjunto de “mordomias” (cabeleireiro, maquilhagem, camarins, etc.) dignas dos grandes artistas nacionais.

O objectivo principal será proporcionar a estas crianças a possibilidade de, através da música, serem “artistas por um dia”, trabalhando com músicos profissionais, possibilitando-lhes igualmente a oportunidade de mostrarem os seus talentos vocais, que, em muitos casos, elas (e os próprios pais) desconhecem!

E é exactamente neste ponto que o “Crianças ao Palco” se diferencia dos vulgares “concursos”, uma vez que as crianças não se inscrevem para participar!

Numa primeira fase, são realizadas audições, em contexto de sala de aula, em todas as escolas, por forma a descobrir os talentos existentes, havendo por isso uma equidade de oportunidade para todos os cerca de 570 alunos do 1.º ciclo do município da Batalha.

Após esta fase, com base em critérios de afinação, timbre, ritmo e interpretação, são seleccionados 40 alunos que avançam para a fase seguinte (castings), na qual, em dois momentos, os alunos são avaliados por forma a apurar os 12 finalistas.

A Golpilheira esteve bem representada, com bons talentos a revelarem-se e 3 deles conseguiram um lugar entre os finalistas: Amy Costa, Luísa Guerra e Madalena Almeida.

Agora, decorre um conjunto de ensaios com a banda, com vista à realização de um grande espectáculo final, no dia 27 de Maio, junto ao Mosteiro da Batalha, que será o corolário de um processo que se iniciou em Novembro de 2022.

Ana Margarida Rito

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.