(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Paróquia da Batalha: Uma centena de fiéis em assembleia pela renovação

Paróquia da Batalha: Uma centena de fiéis em assembleia pela renovação

Cerca de uma centena de pessoas respondeu ao convite da paróquia da Batalha para uma assembleia, na tarde do domingo 12 de Março, tendo como objectivo rezar e reflectir sobre a renovação proposta pelo Sínodo em curso na Igreja.

Depois de um ano em que vários grupos se reuniram e fizeram a caminhada pedida pelo Papa Francisco na Igreja por todo o mundo, os contributos foram reunidos, compilados numa síntese diocesana, depois num documento nacional, por fim, no resumo da Igreja na Europa, enviado ao Vaticano para servir de instrumento de trabalho, com as participações de todos os continentes, do Sínodo dos Bispos que ocorrerá em Outubro deste ano.

Mas a caminhada de renovação segue também ao nível das dioceses e das paróquias, onde o dinamismo criado pode ser aproveitado para o crescimento das comunidades na fé e na vida cristã. Foi o que se pretendeu com esta iniciativa, a que responderam, sobretudo, as pessoas mais ligadas à pastoral, nas suas diversas vertentes.

Pensar a renovação

Depois da oração inicial e de uma breve apresentação dos diversos movimentos e serviços da paróquia, os presentes foram divididos em quatro grupos, para trabalho sectorial nas áreas de ministérios laicais, catequese, liturgia e acção sociocaritativa.

Em plenário, foram apresentadas algumas conclusões sobre a realidade paroquial e sugestões para a melhoria. Quanto aos ministérios laicais, com bastantes pessoas já envolvidas, sobretudo na liturgia, há que apostar em mais formação, em ordem a celebrações mais dignas, ricas e participadas, procurando cativar e convidar mais fiéis para assumir tarefas de dinamização da vida comunitária. O tema cruza-se com o da liturgia, onde o foco deverá ser encontrar meios de tornar as celebrações mais participadas por todos, seja pelo canto e pela resposta viva e alegre às orações, seja pelo envolvimento nos diversos momentos e acções. “Contagiar os outros pelo testemunho, sobretudo da alegria e do sorriso no acolhimento e à saída” foi uma das ideias mais referidas.

A catequese é um dos sectores com necessidade de maior atenção e renovação. É preciso integrar pessoas mais jovens no grupo de catequistas, encontrar formas de acompanhar os adolescentes após o Crisma, como seja em grupos de jovens, envolver mais as famílias nos vários anos de catequese, repensar a ligação à Eucaristia, tornando esta celebração cativante e adaptada à participação de crianças e jovens.

Por fim, na área da caridade, há diversas instituições a funcionar bem na Batalha, como é o caso da Conferência de S. Vicente de Paulo, da Misericórdia, da Creche e Infantário Mouzinho de Albuquerque, Loja Social, Grupo Atlas, etc. Mas é preciso motivar a comunidade para maior envolvimento neste trabalho e prestar cada vez mais atenção aos problemas sociais que não param de aumentar, motivados pela crise económica e pelos surtos de imigração e de refugiados, por exemplo.

Na conclusão, o pároco sublinhou os aspectos positivos que devem alegrar-nos e incentivou a que as ideias de renovação vão tendo continuidade na prática, em ordem ao crescimento da fé e da caridade nas comunidades, em ligação com a diocese, que vai oferecendo algumas acções de formação, sobretudo pela Escola Razões da Esperança, no Seminário de Leiria. Manifestou, ainda, o desejo de que a Diocese venha a ter, em breve, diáconos permanentes ao seu serviço.

Novas comissões

O encontro serviu, ainda, para a apresentação do resumo da caminhada sinodal feita até agora, pelo delegado paroquial, Paulo Moreira, e, após a oração de Vésperas, para a tomada de posse das novas comissões de quase todas as igrejas da paróquia. Entre elas, estiveram as da nossa comunidade, sendo nova a Comissão da Igreja de São Bento e tendo mandato renovado por um ano a Comissão da Igreja da Golpilheira, para finalização de alguns projectos em curso.
Por fim, todos foram convidados para um lanche partilhado, terminando em alegre convívio esta primeira assembleia paroquial, que deverá voltar a realizar-se em ocasiões futuras.

LMF

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.