(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Jipe já rola nas picadas do Kungo

>Jipe já rola nas picadas do Kungo

>Notícias da missão em Angola

A campanha “Um Jipe Para a Missão do Gungo” foi coroada de êxito com a recepção do veículo no passado dia 11 de Janeiro por parte da equipa missionária que se encontra a trabalhar na referida missão, na diocese do Sumbe, Angola. Foi um dia de verdadeira comoção e alegria.
A iniciativa foi lançada em Fevereiro de 2004 com o apoio de um filme que ilustrava a necessidade deste meio para a equipa que já então perspectivava a sua vinda para Angola em Agosto de 2006, no contexto da geminação das dioceses de Leiria-Fátima e Sumbe, que se vinha preparando desde o ano 2000.
Foi principalmente junto das crianças e adolescentes das escolas e catequeses paroquiais que se fez o apelo para esta colaboração com a “Campanha das Peças”. Foram feitas folhas autocolantes cortadas em 50 pedacinhos, cada uma com o desenho de uma peça do carro. Cada pedacinho custava 0,50€ e tinha um espaço para ser colocado o nome de quem dava esse contributo. Cada pedacinho era colado numa outra folha em sistema de puzzle e assim ficava formada a peça que era normalmente o contributo de um grupo ou turma.
Também foi lançada a “Campanha do Parafuso” que constava da aquisição de um parafuso “para apertar as peças oferecidas pelas crianças”. A contribuição era livre e em troca dela a pessoa levava um parafuso com uma mensagem. Estes mealheiros foram distribuídos em vários locais públicos, desde paróquias a cafés e bares.
Graças a Deus, as duas campanhas foram correspondidas, principalmente a das peças. Foram milhares de crianças e adolescentes que deram o seu contributo num gesto de generosa partilha. Isto também foi possível devido ao empenho de professores e catequistas.
Além destes contributos, também houve outros de pessoas que iam acompanhando a campanha. Assim se juntaram 13.000,00€.
Entretanto, em Janeiro de 2006 foi feito um pedido de apoio à MIVA, uma organização católica austríaca que apoia projectos em países em vias de desenvolvimento. O pedido foi devidamente explicado e justificado, tendo merecido a aprovação do apoio financeiro que ainda era necessário para suportar o custo total da viatura.
Este jipe é muito importante para a missão que este grupo missionário desenvolve no Gungo. Para assistir esta comunidade todas as semanas são percorridos entre 180 e 260 km (consoante o local a que a equipa se desloca), sendo muitos destes quilómetros por picadas em péssimo estado.
Até agora a esta equipa missionária tem valido o generoso apoio do Sr. Alberto Pinheiro que emprestou o seu jipe enquanto esperávamos por este que agora veio.
A bênção da nova viatura foi feita por D. Benedito Roberto no dia 12 de Janeiro no local onde está a ser construída a casa que também servirá de apoio à presença da referida equipa missionária de Leiria-Fátima no Sumbe.
E como veio para o trabalho duro da missão, já foi estreado neste fim-de-semana 13 e 14 de Janeiro com a ida à Chiala que fica a 120 km do Sumbe, sendo 25 de picada.
A todos os que de alguma forma colaboraram para a aquisição deste jipe ou para outras iniciativas do grupo missionário Ondjoyetu, um grande bem-haja. Que Deus a todos abençoe e recompense pela sua generosidade.
Pe. Vítor Mira

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.