(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>CEPAE lança colecção “Estremadura – Espaços e Memórias”

>CEPAE lança colecção “Estremadura – Espaços e Memórias”

>Com o lançamento do projecto editorial “Estremadura – Espaços e Memórias”, o Centro do Património da Estremadura – CEPAE inicia um novo ciclo da sua actividade. Trata-se de uma colecção que surge “como resposta à riqueza cultural, patrimonial e histórica da região (em particular do distrito de Leiria e concelho de Ourém – área de influência do CEPAE) e ao grande desconhecimento, por parte da esmagadora maioria dos seus habitantes, desses valores tão ricos e reveladores da identidade de um povo e de uma região”.
Embora se encontrem algumas publicações que, em diferentes alturas e em variados pontos da geografia regional, têm procurado colmatar este desconhecimento, continua a existir um vasto espaço para preencher no campo editorial dos estudos regionais sobre a História, o Património e a Cultura Popular e Tradicional da Estremadura. É neste contexto que surge esta iniciativa do CEPAE, com o apoio imediato da editora Folheto e a adesão entusiasmada de vários investigadores regionais, esperando-se ainda o apoio dos municípios envolvidos, no âmbito da ADAE e da AMLEI.
A colecção tem direcção científica do prestigiado historiador Saul António Gomes, constando, numa 1ª fase, de 12 estudos sobre a região (desde Castanheira de Pêra até Caldas da Rainha), abordando aspectos etnográficos, da cultura popular, da história e do património, de forma a possibilitar uma abordagem cultural diversificada e, ao mesmo tempo, abrangente. O lançamento público foi no passado dia 24 de Fevereiro, com a edição do 1º volume, “A Região de Leiria: património, identidade e história”, precisamente da autoria de Saul Gomes.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.