(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>. Junta Informa . Julho .

>. Junta Informa . Julho .

>Golpilheira não será analfabeta da informática
Como é sabido, decorreu durante os meses de Maio, Junho e Julho uma acção de formação semanal para adultos activos e inactivos na freguesia da Golpilheira, para que pudessem de forma gratuita dar os primeiros passos ou aperfeiçoar os seus conhecimentos de informática.
Prevendo-se apenas uma turma no início, fomos levados a criar mais duas turmas e a prolongar o horário para a parte da tarde. Seria de esperar realmente uma boa adesão, mas verificou-se que as inscrições depressa esgotaram e pensa-se já repetir em Setembro, ou estas mesmas acções ou outras.
Como a freguesia da Golpilheira foi das primeiras a experimentar o projecto com sucesso, compreendemos que haja outras que também o desejem, no entanto, é nossa intenção repetir o evento e até abri-lo a outros tipos de formandos.
No jantar de encerramento, estiveram presentes os presidentes da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, que se congratularam com esta realização. António Lucas aproveitou para explicar o projecto, que é muito abrangente e cujo objectivo principal é dotar a região dos municípios da AMLEI de um conjunto de serviços em que as novas tecnologias estarão ao serviço das pessoas. Já Carlos Santos referiu que a nossa freguesia não irá perder o comboio da formação e educação das pessoas, e adiantou que na nova sede da Junta ficará preparado um espaço onde será fácil as pessoas receberem este ou outro tipo de formações.

Cemitério poderá passar para a gestão da Junta
A Junta de Freguesia fez uma proposta à Câmara Municipal, no sentido de passar a gerir e manter o cemitério local. Não é só por uma questão de proximidade, mas é essencialmente porque a manutenção do mesmo poderá ser mais ágil e mais regular, além de ser uma das competências que normalmente as Juntas de Freguesia praticam.
Só esperamos que possa haver por parte das pessoas o mesmo tratamento a um espaço que deveria ser de reflexão e respeito, mas por vezes é grande a desilusão de quem o visita. Apelamos às pessoas que possam dar um contributo a manter um espaço digno de conservar as memórias daqueles que já partiram.

Já existem 65 compostores na Golpilheira
A Junta de Freguesia respondeu ao apelo da Valorlis e distribuiu os primeiros 65 compostores de matéria orgânica. É objectivo desta iniciativa reduzir o volume deste tipo de materiais nos habituais contentores do lixo e fazer com que as pessoas possam usufruir do produto que resulta da compostagem. É tido como um fertilizante natural e que poderá servir para plantas, agricultura e jardins.
Adiantamos que já foram requeridos mais compostores para que a Junta de Freguesia possa responder às solicitações das pessoas que entretanto ficaram em lista de espera. Esperamos que a Valorlis possa responder afirmativamente ao solicitado.

Sabia que…
…pode autenticar documentos e reconhecer assinaturas na sua Junta de Freguesia? E que é mais barato do que em qualquer outro órgão licenciado para o fazer?
Ao abrigo da lei em vigor, as Juntas de Freguesia estão habilitadas e licenciadas a realizar cópias autenticadas de documentos e fazer reconhecimento de assinaturas. É mais um serviço prestado por esta Junta, que a maioria das pessoas desconhece, embora seja mais barato. Tudo passa por fazer a divulgação à população para que de uma forma simples e rápida possa usufruir desta valência.

Sabia que…
…qualquer cão, seja de companhia ou de guarda, tem de estar cadastrado e licenciado anualmente pela Junta de Freguesia?
É de lei, mas a grande maioria da população nunca o fez. Os canídeos abundam na freguesia, mas os seus proprietários apenas realizam a habitual vacinação anual anti-rábica, não se preocupando com o registo obrigatório do mesmo na Junta de Freguesia, sujeitando-se a pesadas multas se, porventura, o animal acidentalmente causar qualquer dano. É um processo rápido e de custo baixo, que vem complementar a vacinação no veterinário, fazendo do dono um cumpridor da lei.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.