(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Seminário Diocesano de Leiria está em obras

>Seminário Diocesano de Leiria está em obras

>Diocese pede o apoio de todos

Construído nos inícios da década de sessenta para ser espaço de formação sacerdotal, o edifício do Seminário de Leiria, com as mudanças sociais e as novas exigências da vida cristã, precisava de obras de conservação e introdução de melhorias para servir melhor não só a sua função primeira como também responder aos desafios da formação laical e à condigna instalação dos serviços centrais da Diocese.
Com esta intervenção, o edifício tornar-se-á ainda mais casa no coração da Diocese e projecto âncora de todo o seu dinamismo pastoral. Não será, por isso, difícil compreender que, se vai servir melhor toda a comunidade diocesana, também esta, por sua vez, se há-de organizar para dar a ajuda que estiver ao seu alcance.
No presente, esta ajuda passa pela partilha económica. Mas não basta! É preciso mais: por um lado, importa (re)descobrir o lugar do Seminário na vida da Diocese e, por outro, ter a noção clara da importância do seu edifício na orgânica diocesana. Só assim se perceberá o verdadeiro alcance das obras em curso.
Contudo, saber da sua importância e razão de ser, representa apenas um primeiro passo: outros se devem seguir porque ser cristão implica responsabilizar-se, na parte que lhe toca, pela missão da Igreja. O cristão não é um espectador! Todo o baptizado tem um lugar próprio na comunidade cristã e nela é convidado a participar activa e criativamente.
Embora longe da vista, muito gostaríamos que este projecto se tornasse próximo do coração de todos os cristãos e que todas as comunidades da Diocese o assumissem como seu, pois o que está ao serviço de todos, por todos deve ser cuidado.
Em resumo, com a campanha de angariação de fundos a favor das obras no edifício do Seminário, queremos atingir três objectivos:
1 – Ajudar a superar os limites da comunidade local/paroquial e chegar a sentir a Diocese como Comunidade de comunidades, congregada pelo Bispo diocesano;
2 – Fazer da campanha de angariação de fundos uma festa diocesana a concretizar em cada centro de culto, porque nos sabemos a colaborar num projecto que é de todos, diz respeito a todos e está ao serviço de todos;
3 – Aprofundar a relação efectiva e afectiva das comunidades cristãs com o Seminário e deste com aquelas, através da oração pelas vocações sacerdotais e de festas de angariação de fundos.
Lembrando as palavras do nosso Bispo – “O nosso Seminário precisa de ajuda!” –, convidamos todos os centros de culto da Diocese a participar nesta campanha com uma iniciativa a favor das obras do Seminário.
Pe. Armindo Janeiro (reitor)

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.