(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>FIABA | Artesanato e Gastronomia na Batalha de 28 a 31 de Maio

>FIABA | Artesanato e Gastronomia na Batalha de 28 a 31 de Maio

>“Donna Maria” e “Ronda dos Quatro Caminhos”

Começou hoje, dia 28 de Maio, a XIX edição da FIABA – Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha, que se realiza no largo Cónego Simões Inácio. Prolongando-se até 31 de Maio, a FIABA tem conquistado uma importância cada vez mais notória na região centro, aliando o melhor do artesanato nacional à gastronomia típica das associações concelhias.
Não menos importante é a componente da animação, que aposta num cartaz forte e diversificado e que tenta abranger todos os públicos. Assim, a título de exemplo, destacamos a participação do grupo “Donna Maria”, no dia 29, uma das mais “saborosas” e originais propostas da música que se faz actualmente em português, uma mistura electro-pop-folclórica com o selo da voz doce e vincada de Marisa Pinto. Na noite de encerramento, mais uma excelente escolha, com a “Ronda dos Quatro Caminhos”, um conceituado embaixador da frescura e alegria da música popular portuguesa.
Na presente edição, a FIABA vai ainda apostar numa zona dedicada aos mais pequenos, com a instalação de um insuflável e com a presença de animadores infantis, palhaços, modelação de balões e pintura facial.
Como é de esperar, o Centro Recreativo da Golpilheira marcará presença num dos espaços gastronómicos, oferecendo aos visitantes os pratos mais saborosos da nossa rica cozinha tradicional. Além disso, também o nosso rancho “As Lavadeiras do Vale do Lena” subirá ao palco, na tarde de sábado.

Programa completo

28 Maio Quinta-Feira
18h30 – Inauguração da XIX FIABA
21h00 – Actuação do Colégio de São Mamede
23h00 – Rancho Folclórico Rosas do Lena, Rebolaria, Batalha

29 Maio Sexta-Feira
19h30 – Rancho Folclórico do Penedo, Quinta do Sobrado, Batalha
20h00 – Gaitilena – Gaiteiros da Batalha
22h30 – Donna Maria
23h30 – Swing Samp, Leiria

30 Maio Sábado
09h00 – XXI Encontro Nacional de Coleccionadores da Batalha
15h30 – Grupo de Cantares do Planalto de São Mamede
16h30 – Agrupamento de Escolas da Batalha
17h30 – Rancho “As Lavadeiras do Vale do Lena”, Golpilheira
18h00 – Escola Secundária da Batalha
19h30 – Filarmónica da Caranguejeira
22h30 – Dixie Boys
23H30 – Ex Líbris, Pombal

31 Maio Domingo
09h00 – II Encontro Nacional Coleccionadores de Pacotes de Açúcar
15h00 – Sons do Lena, Batalha
16h00 – Fanfarra dos Bombeiros da Batalha
17h00 – TAIL – TUNA Académica do ISLA
18h00 – Orquestra Típica de Ourém
21h00 – Ronda dos Quatro Caminhos

Dois encontros nacionais de coleccionadores

Em paralelo com a FIABA, realizam-se no pavilhão multiusos dois grandes encontros de coleccionadores. Durante todo o dia de sábado, decorre o tradicional Encontro Nacional de Coleccionadores da Batalha, que vai já na sua XXI edição. Centenas de pessoas são esperadas para encher as bancas desta “feira de trocas”, entra as 09h00 e as 17h00, estando prevista a presença do presidente da autarquia, António Lucas, pelas 10h30.
Na manhã seguinte, domingo, será a vez do II Encontro Nacional de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar, uma mostra mais delimitada, mas não menos concorrida, a julgar pela primeira edição do evento, realizada no ano passado. Assim, entre as 09h00 e as 12h00, o visitante poderá apreciar a multiplicidade de motivos estampados em pacotes de açúcar, alguns dos quais mandados fazer propositadamente por entidades locais, alusivos aos monumentos e paisagens da região. Também pelas 10h30, está prevista a visita do presidente da câmara. Da parte da tarde, os coleccionadores serão convidados a fazer uma visita ao parque eco-sensorial da Pia do Urso, precisamente o local que aparecerá retratado numa colecção de pacotes de açúcar patrocinada pela autarquia.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.