(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>“Levanta-te e Actua!” também na Golpilheira

>“Levanta-te e Actua!” também na Golpilheira

>Portugal ajuda a bater novo Recorde do Mundo

O Recorde Mundial do Guinness foi mais uma vez batido! Mais de 173 milhões de pessoas juntaram-se aos cerca de 3000 eventos de “Levanta-te e Actua!”, nos dias 16 a 18 de Outubro, conseguindo um novo recorde como a maior mobilização da história por uma mesma causa: exigir aos seus governos que erradiquem a pobreza extrema e que cumpram os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). Foi o quarto ano desta realização, registada pelo Guinness como “a maior mobilização humana registada na história”, com um aumento de 57 milhões sobre o ano passado.
Actualmente, 1 bilião de pessoas em todo o mundo passam fome e 500.000 mulheres continuam a morrer anualmente como resultado da gravidez e do parto. A maior parte destas mortes podem ser evitadas. A mensagem é clara, como refere Salil Shetty, director da Campanha do Milénio das Nações Unidas: “Temos cidadãos e cidadãs determinados em mostrar aos seus governos que os responsabilizam sobre o cumprimento efectivo das suas promessas para acabar com a pobreza, melhorar a saúde materna, utilizar sistemas de protecção social e a eliminação de subsídios que causam distorções na concorrência como meios de incentivar um comércio agrícola leal; são cidadãos e cidadãs que não aceitarão desculpas sobre o não cumprimento das promessas realizadas em favor dos mais pobres e vulneráveis, que são os mais atingidos pela crise económica, alimentar e ambiental mundial e que não tiveram responsabilidade sobre as suas causas”.
Participaram mais de 100 milhões de pessoas na Ásia, 37 milhões na África, 31 milhões no Médio Oriente, 2 milhões na Europa, 225.000 na América Latina, 190.000 nos Estados Unidos de América e 172.000 na Oceânia.
Portugal voltou a destacar-se por ser o país europeu com mais pessoas em termos percentuais, 147 mil, cerca de 1,4% da sua população, em 10% do total dos eventos mundiais, realizados por associações, ONG, escolas, centros de culto, empresas, meios de comunicação e particulares.

250 pessoas da Golpilheira
Pelo 2.º ano consecutivo, o Centro Recreativo da Golpilheira associou-se a este movimento, pela coincidência da data com a realização do Almoço dos Idosos, no âmbito da Semana Cultural. Assim, também os cerca de 250 golpilheirenses presentes neste almoço contribuíram para o sucesso nacional e mundial desta iniciativa.
Na ocasião, o director do Jornal da Golpilheira apresentou as principais mensagens da campanha, salientou alguns dados sobre o estado de pobreza que afecta tantas pessoas por todo o mundo e solicitou a todos os presentes a adesão a esta campanha. Em gesto de união pela causa, todas as pessoas se colocaram de pé e levantaram as mãos, simbolizando o pedido aos governantes para que assumam os compromissos do milénio e lutem mais afincadamente pela erradicação da pobreza junto das populações que servem.
Este evento foi devidamente registado, com o número 39 a nível nacional, conforme as exigências internacionais para ser contabilizado, com o envio de um texto e algumas fotos a documentar o momento.
Resta-nos esperar que os resultados não fiquem apenas pelos números, mas que estes se transformem em compromissos por parte de todos os líderes governamentais para terminar com esta grave situação que acaba com a vida de milhões de pessoas no planeta todos os anos. Que se entenda toda esta mobilização como uma demonstração de que cada vez mais estaremos alerta, mais conscientes e mais sensibilizados para mudar o mundo.
Luís Miguel Ferraz

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.