(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Livro : “Golpilheira – Documentos Históricos”

>Livro : “Golpilheira – Documentos Históricos”

>Autor: Saul António Gomes
Edição: Jornal da Golpilheira Câmara da Batalha

Nas comemorações dos 25 anos da criação da Freguesia da Golpilheira, o Jornal da Golpilheira orgulha-se de ter pronta a editar uma obra que pretende ser referência cultural de vulto.
Com a prestimosa autoria de Saul António Gomes, “Golpilheira Medieval – Documentos Históricos” reúne 113 documentos que retratam quase exaustivamente tudo o que é possível saber-se sobre a história da nossa terra, desde os princípios da nacionalidade (Doc. 1 – 1142 [s.m, s. d., s. l.] — Excerto da carta de foral dado aos homens de Leiria, pelo rei D. Afonso Henriques) até aos princípios do século XIX (Doc. 113 – 1809-1813 [Capela de S. Bento da Cividade ou Batalha] — Contas da Confraria dos Defuntos do Furadouro relativas ao período, coincidente com as Invasões Francesas, dos anos de 1808 a 1812).
A sábia interpretação que o ilustre historiador faz na sua introdução à publicação documental constitui uma inestimável leitura desse peregrinar histórico de um povo que se foi estabelecendo no frondoso e fértil vale do Lena, desde as primeiras famílias de nobres que procuravam a posse dos terrenos mais preciosos do Reino até ao aglomerado populacional constituído pelos antepassados directos das actuais famílias.
Será um livro de grande formato, em capa dura e encadernação de luxo, profusamente ilustrado com imagens, mapas e fotografias do património, paisagens e outros elementos da nossa identidade.

Precisamos do seu apoio!
Esta publicação só será possível, no entanto, com o apoio de mecenas e instituições que acreditem, tanto quanto nós, no seu valor e pertinência. Instituições que acreditem no momento histórico que constituirá esta edição e que nela queiram incluir a sua marca.
Por isso, fazemos o apelo às empresas e outras instituições que queiram patrocinar este projecto a contactarem-nos com a máxima brevidade!
Na próxima edição apresentaremos os pormenores desta edição e da respectiva festa de apresentação, que esperamos organizar próximo da data comemorativa dos 25 anos da Freguesia (31 de Dezembro).

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.