(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Municípios querem videovigilância

>Municípios querem videovigilância

>Secretária de Estado reúne-se com autarcas

Em reunião que decorreu no dia 17 de Março, no Governo Civil de Leiria, os autarcas do Distrito manifestaram à secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, um forte interesse na aplicação, a breve prazo, do sistema de videovigilância como medida preventiva da criminalidade. Uma dessas autarquias é a da Batalha, que já tentou a aprovação desta medida de prevenção, sobretudo na zona envolvente do Mosteiro onde circulam anualmente milhares de turistas, mas cuja candidatura foi recusada.

Caberá agora ao Governo Civil efectuar os contactos junto das autarquias, forças de segurança e outras entidades, com vista à implementação do sistema, integrado nos Contratos Locais de Segurança, sendo que cada solução a apresentar por município ou zona urbana deverá ser objecto de estudo diferenciado, tendo em conta a realidade social de cada concelho e a optimização dos meios policiais.

Na reunião onde, para além dos presidentes de câmara, estiveram representados a PSP, GNR e SEF, foram ainda analisados outros temas relacionados com a segurança comunitária, nomeadamente, polícias municipais e guardas-nocturnos, estes últimos aguardando a adequação da sua funcionalidade à realidade actual, para uma maior capacidade de detecção de criminalidade e interacção com as forças de segurança.

Foi ainda salientada por todos a necessidade de encarar a segurança como factor fundamental na sustentação da economia, sendo responsabilidade de todos os cidadãos, não só do Estado, a sua preservação.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.