(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>William Beckford “voltou” à Batalha: “É maravilhoso! Magnífico!”

>William Beckford “voltou” à Batalha: “É maravilhoso! Magnífico!”

>

William Beckford no Mosteiro da Batalha

Chegou a cavalo, acompanhado por uma pequena comitiva. À entrada do Mosteiro de Santa Maria da Vitória apeou-se e, ainda antes de receber os cumprimentos do superior do Convento e outros frades que o esperavam, já os braços se abriam em admiração: “É maravilhoso! Fantástico!”.
A mesma reacção foi sendo repetida a cada passo, ao contemplar os vitrais da igreja, os túmulos da capela do fundador, os claustros, a sala do capítulo, os jardins. Apesar da pressa de alguns pelo jantar, o excêntrico e milionário lorde inglês seguia lentamente com o olhar cada pormenor do monumento e nunca se cansava de ouvir as histórias que os frades lhe iam contando. Um monumento que não se cansa de dizer ser o mais belo que tinha visto em toda a sua vida.

Esta foi a representação feita pelo Grupo de Teatro “O Nariz”, nos passados dias 16 e 17 de Outubro, uma de noite, outra de dia, a que assistiram várias dezenas de pessoas. A verdadeira visita ocorreu há 216 anos, quando William Beckford foi recebido no Mosteiro da Batalha. A impressão que lhe causou o monumento foi tão forte, que a descreveu com pormenor no seu livro “Recollections of an Excursion to the Monasteries of Alcobaça and Batalha” (1835), a partir do qual foi agora possível reconstruir o sucedido.
LMF

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.